Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: EGITO (XXIII)

O Egito, cuja capital é Cairo, está localizado na África, na região conhecida por África Mediterrânea. É limitado ao norte com o Mar Mediterrâneo, ao sul com o Sudão, ao leste com o Mar Vermelho, a oeste com a Líbia, a nordeste com a Faixa de Gaza e Israel. É considerada a sede de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade com dinastias de Faraós que ergueram as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Possui 92.798.900 milhões de habitantes e extensão territorial de 1.001.449 quilômetros quadrados. O Rio Nilo é fonte de vida e trabalho, de onde há o abastecimento, a energia e o desenvolvimento da agricultura.

O presidente Hosni Mubarak, que governou o país por 30 anos, renunciou, sendo este fato importante para o país; o Conselho Supremo das Forças Armadas assumiu o poder, dissolveu o Parlamento e suspendeu a vigência da Constituição. Em 2014, Abdel Fattah el-Sisi foi eleito para a presidência da República com mandato de seis anos, permitida a reeleição. A Constituição da República Árabe do Egito foi aprovada em 1971 e alterada em 1980; é fundamentada na Common Law e no Código Napoleônico. O Conselho de Ministros é responsável pela política geral do Estado e o Parlamento, que é bicameral, compõe-se da Assembleia do Povo, que é o Legislativo, com 444 membros, eleitos pelo povo, sendo 10 membros nomeados pelo Presidente, com mandato de cinco anos e do Conselho Consultivo, com 140 membros, dos quais 70 nomeados pelo presidente. O Judiciário tem quatro categorias de tribunais de justiça: Tribunal Constitucional Supremo, o Tribunal de Cassação, os Sete Tribunais de Recursos nas Governorates e os Tribunais de resumo nos distritos. 

A divisão administrativa comporta 26 Governorates, chefiados por governador, nomeado pelo presidente; há também os Conselhos Populares Locais. São cidades importantes: Cairo, capital, Alexandria e Gizé

Na economia o país é exportador de petróleo e possui reservas de gás natural, carvão, manganês, minério de ferro e urânio. Na indústria, sustenta-se na produção de alimentos, têxtil e refino de petróleo. O turismo é outra grande fonte de renda. A religião predominante no país é o Islamismo.

O Egito lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário