Pesquisar este blog

sábado, 22 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: CINGAPURA (XIX)

A República de Cingapura ou Singapura é uma cidade-Estado insular, pouco maior que o Vaticano, apenas 618 quilômetros quadrados e população de 6.199.586; localiza-se no Sudeste da Ásia, constituída por 63 ilhas, e é dividida em 5 regiões e subdivididas em áreas de planejamento urbano. É uma República parlamentar com um sistema Westminster de governo unicameral. O poder executivo é exercido pelo gabinete, liderado pelo primeiro-ministro, seguido do presidente, que é eleito pelo voto popular; o presidente tem poder de veto sobre reservas nacionais e nomeação de juízes, apesar de sua condição de cerimonial.

O sistema legal é baseado na common law da Inglaterra, com algumas modificações locais. A Singapura possui leis que permitem a punição corporal para crimes de estupro, motins ou vandalismo, através de açoites com varas de bambu; admite-se também a pena de morte para homicídio qualificado e tráfico de drogas. O território conseguiu autonomia britânica, em 1959, uniu-se a outros ex-territórios britânicos para formar a Malásia, em 1963, mas em 1965 conquistou sua independência. As eleições na Cingapura apontam sempre como vencedor o mesmo partido que governa desde a independência; a última eleição aconteceu em setembro/2015 e o Partido da Ação Popular conquistou 83 das 89 vagas disputadas.

O pequeno país é destacado por ser o quarto centro financeiro do mundo, o segundo maior mercado de cassinos, o terceiro centro de refinação de petróleo do planeta, além de possuir um porto entre os cinco mais movimentados do mundo. O destaque é que o país é classificado pela Transparência Internacional, como o menos corrupto do mundo.

São línguas oficiais: inglês, malaio, chinês mandarim, e tâmil. O inglês é mais comum, porque língua dos negócios e do governo. O Budismo é a religião mais praticada em Cingapura, seguida do Cristianismo e Islamismo

Cingapura lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário