Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: CROÁCIA (XXII)

A República da Croácia pertencia à Iugoslávia e sua divisão possibilitou conquistar a independência no ano de 1991, e tornou-se uma nação próspera. Todavia, houve luta com os Sérvios, mesmo depois que o país proclamou sua independência. Administrativamente é subdividida em 20 condados, além do distrito municipal de Zagrebe, que é a capital do país. O país, localizado no sul da Europa, é limitado ao norte com a Eslovênia e Húngria, ao Sul com a Bósnia e Herzegovina, ao leste com a Sérvia e ao oeste com o Mar Adriático, que rodeia o país. O país possui 1.135 ilhas, das quais em torno de 50 são habitadas; a população é de 4.840.000 habitantes, em área territorial de 56.542 quilômetros quadrados.

A Croácia é uma república democrática parlamentarista. O presidente da República é chefe de Estado e eleito para mandato de cinco anos; o primeiro ministro é nomeado pelo presidente com aprovação do parlamento, que é unicameral contando com até 160 deputados, todos eleitos pelo povo para mandato de quatro anos. O Judiciário tem um sistema antiquado, mas reformas são implementadas; é formado pelo Supremo Tribunal, o Tribunal Constitucional, tribunais de condados e tribunais municipais. A Constituição da Croácia é datada de 1990. O idioma nacional é o croata. 

São cidades principais: Zagreb, que é a capital, Split e Rijeka. O percentual de analfabeto gira em torno de 1,7%.

A religião mais praticada é o cristianismo com 91%, dos quais 87,8% de católicos. A economia do país é sustenta principalmente em setores de serviços e indústrias, além do turismo; destaca-se na área química e naval.

A Croácia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário