Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: COREIA DO SUL (XXI)

A Coreia do Sul, cuja capital é Seul, segunda área metropolitana do mundo, está atrás apenas de Tóquio; o país está subdividido em nove províncias, seis cidades metropolitanas e uma cidade especial, Seul; localiza-se na Ásia Oriental e é limitada a leste com o Mar do Japão, ao sul com o Estreito da Coreia, que separa com o Japão, e a oeste com o Mar Amarelo; assim, sua fronteira é só com a Coreia do Norte, tendo havido a divisão em 1945; o país é rodeado por 3 mil ilhas pequenas e, na maioria desabitadas;

A Coreia obteve sua independência do Japão em março/1919. Tem população de 51.446.201 e extensão territorial de 100.339 quilômetros quadrados. Em junho/1950, a Coreia do Norte invade a Coreia do Sul e, depois de muitas mortes dos dois lados, foi assinado o armistício em 1953, criando uma Zona Desmilitarizada da Coreia. Em março/2017, a presidente Park foi afastada pela Corte Constitucional por processo de impeachment e novo eleição aconteceu no mesmo ano. Além da capital, são cidades importantes: Busan, Incheon e Daegu.   

Trata-se de uma democracia presidencialista e há a divisão dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Os dois primeiros operam principalmente no nível nacional; os governos provinciais são semi-autônomos e têm legislativos próprios. O chefe de estado é o presidente, eleito por voto direto do povo para mandato de cinco anos e cabe-lhe nomear o primeiro-ministro, que é o chefe do governo, após aprovação do parlamento. O Legislativo é unicameral com mandato de quatro anos e composto por 245 representantes. O Judiciário está presente no nível nacional e local e o órgão mais elevado é o Tribunal Supremo com os juízes nomeados pelo presidente, com participação do parlamento.  

A Coreia é uma das grandes economias e tornou-se o país mais avançado do mundo na área tecnológica; tem os maiores sistemas de banda larga e fibra ótica; é o líder na indústria de construção naval. A Samsung e LG situam-se entre as maiores fabricantes de televisores e celulares.   

O Estado é laico e a religião mais praticada atualmente é o cristianismo. A Igreja Católica, apesar de não tem significativo percentual de praticantes, ultimamente, é a que mais tem crescido.  

Coreia do Sul lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário