Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: AUSTRÁLIA (VII)

A Austrália, cuja capital é Camberra, está localizada na Oceania e limitada ao sul e oeste com o Oceano Índico, ao norte com o Mar de Arafura, Mar de Timor e Estreito de Torres, a leste com o Mar de Coral e Mar da Tasmânia. Tem população de 25.962.485 habitantes e área territorial de 7.692.023 quilômetros quadrados, tornando o sexto maior país do mundo em extensão geográfica. A chefe de estado é a rainha Elizabeth II do Reino Unido, que nomeia o governador geral, com poderes para demitir o primeiro-ministro ou demais ministros que perderem a confiança do parlamento. O sistema de governo é uma monarquia constitucional e democracia federal; o governo origina-se de um Parlamento eleito pelo povo e composto pelo Senado, 76 membros, e pela Câmara dos Representantes, 148 membros. O país é composto por seis estados e dois territórios.

Merece destaque a pequena taxa de analfabetismo, apenas 1% das pessoas maiores de 15 anos não sabem ler nem escrever. A outra grande vantagem do sistema social do país reside na gratuidade dos serviços de saúde; a criminalidade é baixa e o índice de poluição está entre os menores do mundo. São principais as cidades de Camberra, capital, Sydney e Melbourne; esta é um dos principais centros financeiros do país. O cristianismo é praticado por 67% da população.

Na economia, destaca-se pela produção de lã, a maior do mundo e o 4º exportador de vinho, atrás apenas da França, Itália e Espanha. Em recursos minerais possui o minério de ferro, carvão mineral, bauxita, cobre, ouro estanho, prata, chumbo e níquel. A taxa de desemprego situa-se em 5,6% da população ativa e a taxa de inflação em 2,8% ao ano. O Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, coloca-se entre os melhores do mundo, atrás apenas da Noruega e Suiça. 

Austrália lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário