Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXVII)

JOHNSON VISITA ZELENSKY

Em visita surpresa, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson reuniu, neste sábado, com o presidente Volodymyr Zelensky, em Kiev e anunciou mais 100 milhões de libras, em apoio militar, incluindo mísseis antitanques e antiaéreos para a Ucrânia.  A visita de Johnson acontece depois da mesma conduta de outros líderes estrangeiros, em demonstração de apoio diante dos bárbaros crimes cometidos pela Rússia. A embaixada da Ucrânia noticiou o fato pelas redes sociais.  

ESLOVÁQUIA DOA MATERIAL MILITARr À UCRÂNIA 

A Eslováquia, segundo comunicado no Facebook, do primeiro-ministro Eduard Heger, doou à Ucrânia sistema de defesa aérea S-300 para atuar no combate à agressão russa. Escreveu Heger: "Posso confirmar que a República Eslovaca doou o sistema de defesa S-300 à Ucrânia, seguindo o pedido de assistência da Ucrânia". 

RUSSOS MORRERÃO EM UM ANO

Os russos que cavaram trincheiras nos arredores da usina nuclear em Chernobyl, área altamente contaminada, não terão mais de um ano de vida, segundo declarou o ministro de Energia da Ucrânia, Herman Galushchenko. Os militares invadiram a área, do desastre nuclear de 1986, no primeiro dia da guerra e tiveram controle total do local.

BENS CONGELADOS DA RÚSSIA E BIELORRUSIA

Os bens congelados pela União Europeia da Rússia e da Bielorrússia ascendem a quase 30 milhões de euros, segundo informou o grupo de trabalho "Freeze and Seize". Aí estão incluídos barcos, helicópteros, imóveis e obras de arte, além do bloqueio de 196 milhões de euros.

MONTENEGRO EXPULSA DIPLOMATAS

Além do Japão e outros países, Montenegro expulsou quatro diplomatas, acusados de violarem as normas diplomáticas", segundo anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

FILHAS DE PUTIN COM SANÇÕES

As duas filhas do presidente Vladimir Putin, Katerina Vladimirovna Tikhonova e Maria Vladimirovna Vorontsova, estão proibidas de entrar no território britânico e terão seus bens congelados, segundo anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov. A medida visa "ataque aos estilos de vida luxuosos do círculo íntimo de Kremlin."

NEGOCIAÇÕES EMPERRADAS

Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky, declarou que as negociações com a Rússia prosseguem via online, mas o cenário está mudado com o massacre registrado em Butcha. Assegurou o conselheiro que as forças russas "não têm vantagem" nas frentes de guerra e alguma trégua só servirá para uma guerra adiada, que não é interessante para a Ucrânia.

UCRÂNIA INVESTIGA CRIMES RUSSOS

A Ucrânia está investigando 5149 crimes de guerra atribuídos às forças russas, segundo revelou a promotoria ucraniana, no Twitter. Noticiou que os russos já mataram 169 crianças e 306 ficaram feridas. 

EXÉRCITO UCRANIANO CONTROLA SUMY

O exército ucraniano controla a região de Sumy, nordeste do país, segundo informou o chefe da Administração Militar de Sumy, Dimitro Zhiviski, na plataforma de vídeos You Tube. O trabalho dos ucranianos nesta região é localizar e neutralizar as minas deixadas pelos carniceiros russos. Avisou Zhivitski: "Existem muitas áreas minadas e inexploradas. Não circule pelas bermas e não utilize as estradas florestais". 

ODESSA SOB ATAQUE

O coronel Vladislav Nazarov, oficial do Comando Operacional Sul da Ucrânia, confirmou ataques russos através de mísseis disparados do mar, contra instalações na cidade. Não se noticiou sobre vítimas ou feridos nem a extensão dos danos. Perto de Odessa, foram apreendidos vários navios russos no estaleiro de Izmail.

ESTADOS UNIDOS REVOGAM ESTATUTO COMERCIAL

Os Estados Unidos, através de votação do Congresso, revogaram o estatuto comercial da Rússia e da Bielorrússia, iniciando novas sanções contra os dois países. Com essa medida, privando a Rússia da "cláusula da nação mais favorecida", princípio de reciprocidade básica no livre comércio, acaba o benefício e os produtos russos importados sofrerão tributação pesada. No que se refere aos Estados Unidos apenas dois países foram excluídos deste princípio de reciprocidade: Cuba e Coreia do Norte.    

Salvador, 9 de abril de 2022

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário