Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXXX)

UCRÂNIA CONSERTA RÁPIDO O QUE FOI DESTRUÍDO

É impressionante a rapidez com a qual os ucranianos consertam o que é destruído nesta guerra. A imprensa chama a atenção para comparar o cenário de duas semanas atrás e o que se vê atualmente em cidades destruídas pelos russos. Verdadeiro exército de ucranianos juntam-se para varrer, empilhar e desobstruir as áreas arrasadas pelas explosões do exército russo. Basta verificar a situação de cidades como Irpin, Bucha e Hostomel, na região de Kiev, para notar-se a diferença depois que os carniceiros desmantelaram essas cidades. 

PUTIN DESISTE!

O carniceiro russo, Vladimir Putin, decidiu suspender a invasão da siderúrgica Azovstal, em Mariupol, onde diz que estão refugiados soldados ucranianos. Declarou ao ministro da Defesa que "não há necessidade de mergulhar nessas catacumbas e rastejar no subsolo, mas exigiu "bloquear essa área industrial para que nem mesmo uma mosca possa escapar". Assegurou que essa medida é tomada para salvaguarda a vida dos soldados russos.    

MAIS UM BANCO RUSSO PUNIDO

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou ontem sanção contra o banco russo Transkapitalbank, além de uma rede em torno do oligarca Konstantin Malofeev, usada para amenizar as punições impostas à Rússia. As empresas e pessoas americanas estão proibidas de manter relações comerciais com o banco, que criou seu próprio sistema de transferências financeiras online para permitir pagamentos em dólares americanos, sem usar o global Swift, daí a sanção. Mereceram punições empresas russas vinculadas à mineração de criptomoedas. Além de tudo isso, o Departamento de Estado americano proibiu a emissão de vistos para mais de 650 pessoas, a maioria de russos, bielorrusos e separatistas ucranianos.  

UCRANIANOS RESISTEM EM MARIUPOL

Apesar da declaração do presidente russo de ter o controle da cidade de Mariupol, forças ucranianas, com centenas de soldados, resistem em uma grande siderúrgica, onde estão entrincheirados. Segundo o assessor da Presidência da Ucrânia, Oleksi Arestovich, a Rússia desistiu de invadir a siderúrgica, porque não consegue tomá-la e muitos soldados russos perderam a vida nessa região. A luta em Mariupol prolonga-se por quase dois meses, através de bombardeios. As advertência de Moscou para que os soldados ucranianos entreguem as armas não foram atendidas e há resistência.  

O comandante da Marinha da Ucrânia, Serhiy Volyna, fez relato, nas redes sociais, ontem, pedindo apoio dos líderes internacionais para salvar a vida de soldados e civis em Mariupol. Ele disse que "o inimigo está nos superando de dez para um (...) Tem vantagem aérea, na artilharia, nas forças em terra, nos equipamentos e tanques".    

MAIS D 1 MIL CORPOS NOS NECROTÉRIOS

Depois que as tropas russas deixaram a região de Kiev, estão nos necrotérios da região mais de 1.000 corpos de civis. Os corpos foram "encontrados nos imóveis e também nas ruas, segundo declarou a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Olga Stefanishyna. O governador da região de Kiev, Alexander Pavliuk, disse que os civis foram "assassinados ou torturados até a morte".  

PUTIN DÁ GOLPE NOS AMIGOS

O presidente Vladimir Putin deu um grande golpe nos bilionários russos, seus amigos. O presidente assinou emendas legais, exigindo que as empresas russas excluam a negociação de suas ações das bolsas de valores do exterior. Foi fixado o prazo de dez dias, após o que terão de reconfigurar a estrutura acionária de suas empresas. Com a medida os empresários ficam obrigados a negociar suas ações na bolsa russa com a moeda do país, que acumula desvalorização de mais de 30%.   

Salvador, 21 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário