Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXXVIII)

PROFESSOR É PUNIDO NA RÚSSIA

O professor Andrei Shestakov foi punido com multa de 35 mil rublos, porque se recusou a ensinar que ucranianos aliaram a colaboradores nazistas e que o Ocidente difunde a discórdia na Rússia. O professor, em aula de educação cívica, disse que não aconselharia ninguém a servir no Exército, porque é contra a guerra da Ucrânia; assegurou que os líderes russos usam elementos do fascismo, apesar de propagar que lutam contra o fascismo. O certo é que professores contra a guerra juntam-se aos ativistas da oposição ao governo, mesmo com a dureza das perseguições, a exemplo de uma lei que pune com 15 anos de prisão quem divulga informações "falsas" sobre as Forças Armadas russas.   

RÚSSIA LANÇA DEZENAS DE MÍSSEIS

O Ministério da Defesa da Rússia informou que foram lançados dezenas de bombardeios contra 13 posições ucranianas, na região do Donbass; alem disso, afirma que outros ataques "tomaram como alvo 60 objetivos militares da Ucrânia" e foram destruídos dois depósitos de mísseis táticos Tocha-U em Chervona Polyana, na região de Lugansk e de Kharkiv. Informou que foram atingidos o total de 1.260 alvos militares, com a derrubada de um caça ucraniano. Toda a Força Russa está voltada para tomar toda a cidade de Mariupol, onde os carniceiros já mataram e destruíram a infraestrutura da cidade.  

"PUTIN É UM BÁRBARO"

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, declarou que "Putin é um bárbaro e fascista que incentivou a eliminação de idosos, mulheres e crianças. (...). Alguns pensam que ele é louco, eu não acho. Tem uma mente racional e cínica. Por trás do seu comportamento há um núcleo sombrio, algo que vem da Idade Média mais sombria". Disse ainda que Putin tem "mísseis apontados para o mundo inteiro, essa é a forte mensagem que está a enviar". Conclui a ex-primeira-ministra: "Ele quer aumentar o território e a Ucrânia é apenas o primeiro passo. Ele quer a posse e o controle de uma parte importante do que chamamos de Estados Unidos da Europa", que "no futuro poderá tornar-se uma prisão". Tymoshenko foi chefe de governo entre 2005 e 2010, quando era presidente Victor Yushchenko e, atualmente, apoia o presidente Volodymyr Zelensky.

CARNICEIROS SÃO CONDECORADOS

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu, ontem, título honorário à 64ª brigada de infantaria motorizada, que foi responsável pelos bárbaros crimes praticados na cidade de Bucha, perto de Kiev; o presidente ainda ressaltou o "heroísmo e tenacidade, determinação e coragem" dos monstruosos soldados que mataram muitos civis à queima roupa e deixaram seus cadáveres nas ruas da cidade.   

KIEV ENTREGA FORMULÁRIO SOBRE ADESÃO À UE

O presidente Volodymy Zelensky entregou à União Europeia o formulário sobre pedido de adesão à entidade. O chefe da delegação comunitária em Kiev, Matti Maasikas declarou: "tempos extraordinários obrigam a passos extraordinários e a uma velocidade extraordinária"; ele frisou que em apenas 10 dias a Ucrânia respondeu a todo o questionário exigido pela União Europeia. A candidatura da Ucrânia será submetida à Comissão Europeia para oferecer parecer sobre a pretensão do país. 

Salvador, 19 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário