Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXVI)

RUSSOS QUEIMAM UCRANIANOS

Os russos torturaram e mataram civis na aldeia de Husarivka, na região de Kharkiv; os russos são denunciados de queimarem civis vivos, depois de várias agressões. Por outro lado, a Rússia revogou o registro de 15 ONGs internacionais, por apontarem violações aos direitos humanos no território russo, mas o governo diz que houve descumprimento da legislação, sem, entretanto, revelar quais a normas desrespeitadas. Dentre as excluídas figuram a Anistia Internacional e a Human Rights Watch.

UCRÂNIA NA UE

O presidente Volodymyr Zelensky declarou que "a Ucrânia vai ser um membro da UE. Um Estado pacífico, soberano e reconstruído". Neste sentido, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, visitou a cidade de Bucha, dando mais um passo para a entrada do país na União Europeia. Ela declarou que testemunhou "as consequências da ocupação". Zelenkky recebeu o questionário de adesão à UE e disse que em uma semana encaminhará as respostas para agilizar o ingresso da Ucrânia no grupo.

ELON MUSK AJUDA UCRÂNIA

O bilionário Elon Musk entregou equipamento para que a Ucrânia possa usar o serviço de internet Starlink, da Space X. O Ministério dos Negócios Estrangeiros, nas redes sociais, disse que "Elon Musk colocou na Ucrânia equipamentos Starlink, da Space X, que fornece um serviço de Internet via satélite". Afirma que os moradores de Ivankiv que não têm eletricidade, comunicações móveis e internet, "estão a contactar com os seus familiares pela primeira vez graças ao equipamento Starlink, de Elon Musk, e dos voluntários que o trouxeram para a cidade". 

CELEBRIDADES APOIAM UCRÂNIA

Em evento online, organizado pela Global Citizen, nas redes sociais, no dia de hoje, celebridades internacionais estarão presentes para apoiar o povo ucraniano. Participarão gente do cinema, da televisão, do desporto e da música, incluindo Bruce Springsteen, Hugh Jackman, Elton John, Jon bon Jovi e Billie Eilish. 

MORTOS EM BUTCHA: 67

O gabinete da procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, disse que foram enterrados numa vala comum, perto da igreja, em Butcha, na região administrativa de Kiev, 67 corpos de civis assassinados pelos "terroristas" russos.  

MARINHEIRO RETIDOS

A ONU declarou que 1000 marinheiros encontram-se retidos nas águas e nos portos ucranianos, desde a invasão russa. Segundo a OIT e a OIM, mais de 100 navios mercantes estão impedidos de abandonar os portos da Ucrânia e as águas territoriais vizinhas. Alegam que muitos desses navios já não dispõem de alimentos, de combustível, de água doce e de outros bens essenciais.   

UCRÂNIA ENCONTROU 132 "CORPOS TORTURADOS"

Na cidade de Makariv, arredores de Kiev, o Ministério da Defesa da Ucrânia diz ter encontrado 132 corpos "torturados e mutilados". No comunicado publicado no Twitter está escrito: "À medida que os socorristas ucranianos avançam no território libertado dos invasores russos, novos crimes de guerra monstruosos são descobertos". Adiante: "a cidade de Makariv, na região de Kiev, está parcialmente destruída. 132 corpos atormentados de cidadãos torturados e assassinados já foram encontrados". A cidade foi reconquistada pelos ucranianos depois que os carniceiros deixaram a cidade.  

PUTIN FAZ MUDANÇAS NAS FORÇAS RUSSAS

O presidente Vladimir Putin, depois do insucesso na tentativa de invadir a cidade de Kiev, mudou o comando militar e colocou o general Alexander Dvornikov para prosseguir na invasão da Ucrânia. O novo comandante atuou na guerra da Síria, e é conhecido pelas suas maldades promovidas naquele país.

JAPÃO EXPULSA DIPLOMATAS

O Japão é mais um pais que prometeu expulsar oito diplomatas russos, segundo anunciou o primeiro-ministro, Fumio Kishida. Além disso, anunciou a proibição "de carvão russo. Adotaremos alternativas e vamos reduzir gradualmente as importações. Reduziremos a nossa dependência energética da Rússia". 

Salvador, 9 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário