Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXXXIX)

RÚSSIA COM PROBLEMAS TÁTICOS

O exército russo sofre de problemas de coordenação tática, segundo relatório de inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido. A Rússia concentra o poder de combate limitado às linhas de abastecimento, fundindo unidades que não progrediram no noroeste da Ucrânia. Com isso, as perdas humanas dos russos avolumaram-se nessa nova tentativa de ocupar parte do território ucraniano. Exatamente por essa falha, os russos abandonaram a tentativa de tomada de Kiev e direcionaram para a região de território ocupado por separatistas.  

EUA DEIXAM A NEUTRALIDADE

Os Estados Unidos abandonaram a pecha de neutralidade na guerra da Ucrânia, desde que o Congresso aprovou o Ato de Empréstimo-Arrendamento de Defesa da Democracia da Ucrânia de 2022. A ajuda militar à Ucrânia já ultrapassou US$ 7 bilhões somente por parte dos Estados Unidos, o que representa quase o dobro do orçamento anual de Kiev. As ameaças de Putin com uso das forças nucleares em nada diminuiu a ajuda de Biden a Zelenski, mas teve efeito contrário, pois o Pentágono e o Ocidente transformaram a Ucrânia em pequena potência militar. Putin já é equiparado por alguns a Adolf Hitler e o Ocidente teme sua vitória na Ucrânia e prosseguimento da guerra contra outros países ocidentais, a exemplo da ameaça à Finlândia e Suécia.   

RUSSOS DESTROEM PISTA DE AEROPORTO

A sanha animalesca do presidente Putin não para; hoje mísseis de cruzeiro russos Kalibr destruíram a pista do aeroporto da cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia. As explosões foram ouvidas em vários pontos da cidade e não se tem informações sobre vítimas. Anteriormente, as forças de defesa da Ucrânia interceptaram no ar três mísseis de longo alcance.

RUSSOS ATIRAM CONTRA CIVIS

O prefeito de Popasna noticiou que os soldados russos dispararam contra dois ônibus que faziam a evacuação de civis da cidade, em Lugansk, região separatista, que tem sido foco dos ataques russos. O prefeito perdeu a comunicação com o pessoal da evacuação e não soube informar sobre vítimas com as agressões dos carniceiros. 

RÚSSIA REJEITA EVACUAR CIVIS NA USINA

Os russos rejeitaram propostas para retirada dos civis, crianças e soldados ucranianos que continuam no subterrâneo em Mariupol, na usina siderúrgica de Azovstal. Calcula-se que 5 mil soldados e 1 mil civis, dos quais 500 feridos, estão sitiados na metalúrgica. Os russos mostram-se intransigentes, continuam bombardeando a metalúrgica e controlando a cidade de Mariupol. O pior é que as reservas de alimentos e água deverão acabar brevemente e os carniceiros impedem o acesso humanitário. 


ARMAS QUÍMICAS

O regimento Azov, unidade da Guarda Nacional da Ucrânia, acusou a Rússia de ter utilizado armas químicas contra militares e civis em Mariupol, na Ucrânia. Asseguram que os carniceiros lançaram substância venenosa de origem desconhecida, através de um veículo aéreo não tripulado e as vítimas queixam-se de insuficiência respiratória. O líder do Azov, Andriy Biletsky declarou que três pessoas têm sintomas de envenenamento químico. O presidente Volodymyr Zelensky mostra-se preocupado com o uso de armas químicas pelos russos.

Salvador, 30 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário