Pesquisar este blog

domingo, 24 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXXXIII)

UCRANIANOS VOLTAM PARA CASA

Os ucranianos de Kiev e região estão deixando os países, onde se alojaram durante esses dias da guerra, a exemplo da Polônia, para retornar a Kiev. É que os russos constataram a inviabilidade de ocupar a capital, face a bravura dos soldados ucranianos, e direcionaram a guerra para o sul e leste do país, inclusive a região de Mariupol, fortemente bombardeada pelos carniceiros. Os ucranianos destacam-se também na região sul do país. Todavia, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko adverte a população que ainda não está na hora de retornar. A Agência da ONU para Refugiados calcula que 5 milhões de ucranianos deixaram o país e 6,5 milhões deslocaram-se internamente de suas residências. Por outro lado, um jornal ucraniano assegura que mais de 800 mil pessoas cruzaram a fronteira retornando para seus lares.  

MORADORES EM ABRIGOS SUBTERRÂNEOS

Os moradores de Avdiivka, na região do Donbass, no leste da Ucrânia, vivem há oito anos em luta contra os separatistas, apoiadores russos. A situação para eles piorou, porque as Forças Russas apareceram para participar dos combates com os separatistas. A cidade está situada no meio do caminho dos russos que buscam o controle do leste do país. Os ucranianos, que lutam contra Moscou, têm resistido e usam extenso sistemas de trincheiras, em subterrâneos. Os russos intensificaram os ataques com bombardeios, tendo destruído um supermercado e uma loja de artigos esportivos, bem no centro de Avdiivka. Segundo o diretor da administração militar de Avdiivka, Vitali Barabach, em torno de 2 mil pessoas estão vivendo nos 60 abrigos antibomba da cidade, onde há falta de aquecimento, água corrente e a eletricidade é irregular. Informa ainda que as forças russas não conseguem passar pelas linhas de frente e começam a destruir a cidade.  

UCRANIANOS RESISTEM EM DONBASS

Os carniceiros russos ainda não conseguiram tomar o controle total da região separatista de Donbass e do sul da Ucrânia. Os soldados ucranianos resistem com coragem e bravura. Relatório do Ministério da Defesa do Reino Unido, de hoje, informa que a Ucrânia repeliu os ataques russos, na semana passada. Diz trecho do relatório: "Apesar de a Rússia obter alguns avanços territoriais, a resistência ucraniana tem sido forte em todos os eixos e infligiu um custo significativo às forças russas". O presidente Vladimir Putin quer ligar Donetsk e Luhansk à Crimeia, passando por Mariupol.  

RUSSOS DEIXAM EXPLOSIVOS NA UCRÂNIA

Os russos deixaram algumas cidades russas, face à bravura dos soldados ucranianos,  mas deixaram suas marcas, constituídas de cadáveres e restos explosivos. O diretor da divisão de armas da Human Rights Watch, Steve Goose, diz que "as mortes e mutilações continuarão por muito tempo depois que a guerra acabar. Será uma questão de anos se não décadas, para limpar tudo. Já o chefe de serviço de desminagm, Oleh Bondar informou que "mais de 300 quilômetros quadrados da Ucrânia, cerca de metade do território do país, tem artefatos explosivos"; declarou mais: "os serviços de desminagem retiraram, desde o início da guerra, mais de 72.000 explosivos, incluindo mais de 2.000 bombas de diferentes calibres, num total de 130.000 km2. Os esforços estão atualmente concentrados na região de Kiev". Informou que "isto inclui o território de Donetsk, a região de Luhansk e a República Autônoma da Crimeia, bem como as águas do Mar Negro e do Mar de Azov".

Salvador, 24 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário