Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXXIX)

PETROLEIRO RUSSO É APREENDIDO

A Grécia confiscou o petroleiro russo, "Pegas", encontrado ancorado em Cariste, sul da ilha grega de Eubeia, face às más condições meteorológicas e problemas no motor; a embarcação deveria navegar rumo ao porto turco de Mármara. A apreensão, que se deu em 15 de abril, estava com 19 russos a bordo e prende-se às sanções europeias, face à guerra da Ucrânia, segundo informou a Guarda Costeira da Grécia.

NAUFRÁGIO DE NAVIO DEIXA 37 MORTOS

Aos poucos saem as notícias que a Rússia esconde: o cruzador russo Moskva, a maior embarcação do país, foi realmente afundado no Mar Morto face ao ataque de mísseis ucranianos; agora sabe-se que o ataque causou a morte de pelos menos 37 pessoas. A escalada da violência russa cresceu depois que os russos perderam o maior navio militar. As tropas russas centralizaram seus ataques na região de Donbass, onde estão os separatistas pró-Rússia. 

BRASILEIRO NA GUERRA

Fábio Júnior de Oliveira, 42 anos, motorista de aplicativo, residente em Poços de Caldas/MG, com "vaquinha" conseguiu recursos e rumou para a Ucrânia; ele deverá integrar a Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, unidade militar composta por estrangeiros que queiram combater os russos. Fábio que é ex-militar, sargento da Escola de Formação de Soldados, já está em treinamento de guerra e passará pela Cracóvia, onde hospedará em hotel da Legião Ucraniana; daí ele seguirá de caminhão do Exército, porque o espaço aéreo está tomado. O brasileiro unirá a um grupamento hispânico e português.   

PODER DE FOGO DA RÚSSIA TEM CAUTELA

A estratégia inicial da Rússia era de avanço rápido de tanques e ataques de helicóptero, mas agora estão fortificando suas artilharias e enviando para o combate pequenos destacamentos de tropas para realizar operações atrás das linhas ucranianas. A Rússia mudou sua forma de atuar porque perdeu muitos soldados na guerra. Enquanto isto,  a Ucrânia recebeu caças de "parceiros", visando fortalecer sua força aérea, segundo informou o Pentágono. 

Mas a Rússia ataca indiscriminadamente, a exemplo do que fez em Kharkiv, onde uma artilharia atacou ferozmente uma área residencial, bombardeando com frequência no dia de ontem, matando pelo menos três pessoas, além das destruições de prédios e infraestrutura. Já as cidades de Zaporizhzhia, Lviv e Kiev estão sendo atacadas por mísseis de cruzeiro. A parte principal dessa batalha situa-se em capturar Mariupol, possibilitando completar a ligação terrestre entre a Rússia e a Crimeia, já ocupada. Nessa luta, as forças ucranianas avançam contra os russos com obuses, morteiros e foguetes não guiados. As Forças Ucranianas destruiram 10 tanques, 18 blindados, 8. veículos, 1 sistema de artilharia e 1 morteiro inimigo.

PUTIN AMEAÇA O MUNDO

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ameaça o mundo com o novo míssil; diz ele: "É verdadeiramente uma arma única que vai reforçar o potencial militar das nossas Forças Armadas, que garantirá a segurança da Rússia face às ameaças externas e que fará refletir duas vezes quem tentar ameaçar o nosso país com uma retórica ameaçadora e agressiva". No discurso, declarou: "Sublinho que foram apenas utilizadas instalações, componentes e peças de fabrico nacional para a construção do Srmat". 

Segundo o carniceiro o míssil balístico intercontinental de quinta geração é capaz de "evitar todos os sistemas antiaéreos modernos". O porta-voz do Pentágono, John Kirby, afirmou que se tratava de um teste de "rotina" e não constitui "uma ameaça" para os Estados Unidos e para seus aliados. 

Salvador, 20 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.