Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXXVI)

OITAVO GENERAL RUSSO É MORTO

Vladimir Frolov foi sepultado ontem, em São Petersburgo, e tornou-se o oitavo general russo morto. Ele comandava o Oitavo Exército Combinado da Rússia e morreu em combate, em área próxima a Mariupol, cidade portuária, que o exército russo ocupa e está destruindo. O Exército russo afirmou ontem que tomou toda a área urbana da cidade e o presidente Volodymyr Zelensky assegurou que a "eliminação" dos soldados ucranianos em Mariupol, cidade cercada pelas forças de Vladimir Putin, dará "fim a quaisquer negociações de paz" com a Rússia. Zelensky disse que "seria um ponto final porque não negociamos nossos territórios e nosso povo".  

RUSSOS ACABAM COM MARIUPOL

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia classificou a situação da cidade de Mariupol de "terrível" e que aí pode está a "linha vermelha", no caminho das negociações com a Rússia. Disse mais: "O que resta do exército ucraniano e um grande grupo de civis estão basicamente cercados pelas forças russas. Continuam a sua luta, mas parece, pela forma como o exército russo se comporta em Mariupol, que decidiram arrasar a cidade a qualquer custo". É a cidade mais bombardeada pelos russos que ameaça "eliminar" todos os soldados que continuarem lutando na cidade sitiada. 

Os "militares ucranianos em Mariupol lutarão até o fim" e a cidade ainda "não caiu" nas mãos dos carniceiros, segundo afirmou, neste domingo, o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal. O ministro, em resposta a Putin de que está ganhando a guerra, falou: "Não, a cidade não caiu. Nossas forças militares, os nossos soldados ainda estão lá. Eles vão lutar até o fim. Enquanto falo, eles ainda estão em Mariupol". O presidente Volodymyr Zlensky disse que a situação alcançou o cume da desumanidade e garantiu que a Ucrânia não vai abdicar de Donbas para acabar com a guerra.    

FALÊNCIA DA RÚSSIA É QUESTÃO DE TEMPO

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assegurou neste domingo que a falência da Rússia é "questão de tempo", devido às sanções impostas pelos países ocidentais; declarou que as exportações de bens para a Rússia caíram 70%. Disse. que "centenas de grandes empresas e milhares de especialistas deixaram o país. O PIB da Rússia, de acordo com as previsões atuais, irá diminuir em 11%". 

BUSTO DE HERÓI SOVIÉTICO É DERRUBADO

O busto de Georgy Zhulov, herói soviético da II Guerra Mundial, na cidade de Kharkiv, foi derrubado. A oficial Tatyana Topchiy disse que o incidente ocorreu muito rapidamente por volta das 11 hs de hoje e não sabe informar sobre a autoria do ato, mas desconfia que seja ação de responsabilidade de milícia. As autoridades locais são contra essa operação.  

PRIMEIRO-MINISTRO ITALIANO NÃO CONFIA EM PUTIN

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, disse hoje que falar com Putin não leva a lado nenhum. Declarou em entrevista ao Corriere della Sera: "Começo a achar que as pessoas estão certas quando dizem que é inútil falar com ele, que é uma perda de tempo". Afirmou: "o que fizeram com crianças e mulheres, é completamente independente das palavras e telefonemas que são feitos". Concluiu que "o objetivo de Putin não era alcançar a paz, mas antes tentar aniquilar a resistência ucraniana, ocupar o país e confiá-lo a um governo amigo". 


BULGÁRIA PROÍBE NAVIOS RUSSOS NOS SEUS PORTOS

A Bulgária proibiu a entrada de navios russos nos seus portos. Anunciou que "todas as embarcações registadas sob bandeira russa, bem como todas as embarcações que mudaram a bandeira russa, o registro de bandeira ou registro marítimo para qualquer outro Estado após 24 de fevereiro, estão proibidos de aceder aos portos marítimos e fluviais búlgaros". É proibição já determinada pela União Europeia.  

Salvador, 17 de abril de 2022.

                                                                           Antonio Pessoa Cardoso
                                                                          Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário