Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LV)

LUTADOR NA GUERRA

O lutador Yaroslav Amosov, campeão Bellator, publicou no Instagram foto, na qual aparece fardado, segurando o cinturão de campeão; ele está junto com outros soldados ucranianos, na linha de frente da guerra contra a Rússia. Amosov retirou-se da defesa do título de peso-meio-médio, até 77 ks, para dedicar à defesa do seu país. O lutador tem 28 anos e está invicto em 26 lutas no MMA; o cinturão ele conquistou com vitória sobre o brasileiro Douglas Lima, em junho/2021. 

CADÁVERES EM VALAS COMUNS

Depois de recapturada a cidade de Bucha, a noroeste de Kiev, foram descobertos nas ruas 20 cadáveres de civis, vestindo casacos, jaquetas ou suéters, jeans, tênis ou botas, mas não se sabe ainda sobre a identidade. Há sinais de que foram executados pelos russos. Um dos cadáveres estava com as mãos amarradas nas costas, segundo informou um jornalista. Sabe-se que os mortos não eram soldados, mesmo porque não tinham armas. Os combates nessa cidade, deixaram cenas terríveis com buracos nos prédios residenciais e carros esmagados em muitos pontos. Foram enterradas 57 pessoas em valas comuns, no fundo de uma igreja. O Ministro da Defesa da Ucrânia anunciou a descoberta de corpos de quatro ou cinco mulheres nuas, às margens de uma estrada, 20 quilômetros de Kiev. 

RÚSSIA MANTÉM 11 PREFEITOS "EM CATIVEIRO"

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, nas redes sociais, assegurou hoje que a Rússia mantém 11 prefeitos "em cativeiro", além de ter matado a prefeita de Motyzyn, cidade perto de Kiev. Ela afirmou que "este é um crime de guerra e os responsáveis serão punidos de acordo com o direito internacional humanitário". Iryna Vereschchuk informou que a Ucrânia usará de todos os esforços para garantir que "nossos civis, nossos prefeitos, padres, jornalistas e ativistas sejam libertados".  

MASSACRE AGILIZA JULGAMENTO DA RÚSSIA

O verdadeiro massacre contra a população civil por parte dos soldados russos deverá agilizar o julgamento pelo Tribunal Internacional de Haia. Líderes da União Europeia e dos Estados Unidos acusar as tropas russas pela carnificina em Bucha e em outras cidades ucranianas. O Ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, acusa as tropas russas de outros crimes, a exemplo de estupro. Disse o ministro: "São racistas comuns, fascistas, e são desumanos, que simplesmente cometeram crimes contra civis, estupraram, mataram, atiraram na nuca. O mundo inteiro precisa saber disso". As violências praticadas pelos carniceiros russos foram registradas por veículos da imprensa, a exemplo da BBC e as agências de notícias, Reuters, Associated Press e France Presse. 

O presidente Volodymyr Zelensky classificou os acontecimentos como verdadeiro genocídio. Na verdade, o Tribunal de Haia levará anos para julgar esses crimes, mesmo com as evidências das imagens. Além dos desafios jurídicos, consistentes na atribuição da autoria dos crimes às tropas russas, nos assassinatos de civis, as acusações contra Vladimir Putin enfrentarão muitas particularidades que atrasarão o julgamento final.  

CRIMES DE GUERRA

A ONG Human Rights Watch denunciou hoje, 3/4, "execuções sumárias" e "outros abusos graves", que podem configurar crimes de guerra, praticadas pelos russos em várias cidades da Ucrânia. A entidade, em relatório, aponta as execuções contra civis nas regiões de Chernobyl, Kharkiv e arredores de Kiev. O Ministério da Defesa da Ucrânia publicou imagens de civis, abandonados e mortos nas ruas da cidade de Kiev.

MÍSSEIS RUSSOS ATINGEM DEPÓSITOS DE COMBUSTÍVEIS  

As explosões dos ataques russos de hoje, domingo, a depósitos de combustíveis foram ouvidas na cidade histórica de Odessa, principal porto da Ucrânia, no Mar Negro. Os mísseis atingiram a região de Poltava, e o porto de Odessa. Os russos ocuparam as repúblicas separatistas de Donetsk e Luganks, na região oriental do Donbass, mas enfrentam resistência dos soldados ucranianos em Mariupol.

UCRÂNIA ENFRENTOU OUTRA GUERRA

A Ucrânia saiu de uma guerra em 2014/2016, que deixou mais de 10 mil mortos nos combates. Para reiniciar nova guerra, o carniceiro Putin assegura que a Ucrânia não é um país, mas uma parte da Rússia. Com este argumento e sem nenhuma outra motivação o Kremlin invade a Ucrânia no início de março/2022. Não se justifica o entendimento de Putin, porque desde 1991 o Parlamento ucraniano votou pela independência da Ucrânia, ratificado por um referendo popular.

UCRÂNIA ACUSA RÚSSIA DE ATACAR HOSPITAL

O governador regional, Serguei Gaïdaï acusou as tropas russas de bombardeio a um hospital, na cidade de Rubishne, neste domingo, deixando um morto e três pessoas feridas; a notícia foi estampada no Telegram e assegura que esta cidade já foi alvo de inúmeros bombardeios, desde o início da invasão russa.

Salvador, 3 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário