Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: TURQUIA (LXIV)

A Turquia, cuja capital é Ancara, situa-se na Europa/Ásia. Tem população de 85.987.089 e extensão territorial de 783.562 quilômetros quadrados. Limita-se a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Armênia e o enclave do Naquichevão do Azerbeijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O Império Otomano terminou em novembro/1922, quando foi abolido o cargo de sultão e a República da Turquia foi proclamada em outubro/1923. A transição de regime unipartidário para pluripartidário foi seguido de golpes militares. O mais recente golpe, em 2016, foi reprimido pelo presidente Recep Erdogan, que prendeu milhares de militares, jornalistas, além de ter fechado 16 radiodifusores e 45 jornais, e demitiu ou suspendeu mais de 160 mil juízes, professores, policiais e funcionários públicos.

Em 2017, um referendo votou pelo sistema presidencialista. O presidente controla o executivo, inclusive com nomeações para os tribunais, daí ser considerado autoritário. O Presidente é o chefe de Estado e de governo, com mandato de cinco anos em eleições diretas. A Constituição confere um estado centralizado e unitário; o parlamento é unicameral com um legislativo, a Grande Assembleia Nacional da Turquia, composto por 600 membros, eleitos para mandatos de quatro anos. O judiciário é independente, mas os referendos de 2007, 2010 e 2017 deram mais poderes ao presidente, inclusive o de nomear ou destituir juízes e promotores. O país tem um Tribunal Constitucional; o Conselho de Estado é o tribunal para recursos administrativos e o Tribunal Superior de Apelações para todos os demais recursos. 

O território está dividido em 81 províncias, em sete regiões. Cada província está subdividida em 923 distritos. As maiores cidades são: Istambul, anteriormente denominada de Bizâncio, depois Constantinopla e é a única cidade do mundo situada na Europa e na Ásia; Ancara, capital e Esmirna. O idioma oficial é o turco. Não há religião oficial, mas o Islão é mais praticada no país, 97%.

Na economia, a Turquia tem muitas indústrias e a agricultura, apesar de ter diminuído seu tamanho, continua a ser um dos pilares do país. O turismo é outra grande fonte de renda e conta-se também com o setor bancário, construção, eletrodomésticos, eletrônica, petroquímica e indústria automobilística. 

A Turquia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário