Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: BRUNEI (LXXXIV)

Brunei, denominado oficialmente de Estado de Brunei Darussalam, ou Sultunato de Burnei, cuja capital é Bandar Seri Begawan, está localizado na costa norte da ilha de Bornéu, no Sudeste Asiático e dividido em dois territórios, separados pela baia do Brunei. Conseguiu desligar-se de protetorado britânico em 1984. Possui 457.385 habitantes em área territorial de 5.765 quilômetros quadrados. O município da Barra, na Bahia, tem extensão superior a duas vezes ao de Brunei. São divisões administrativas de Brunei os distritos, daerah, no total de quatro; a subdivisão dos distritos, mukim, além das aldeias, kampong. Todas essas divisões estão sob controle do Ministério de Assuntos Internos. 

A Constituição do país foi editada em 1959, depois da aprovação do governo britânico. Mantinha o sultão como Chefe Supremo do Estado; conquistou autonomia interna; o governo britânico tornou-se responsável nas relações internacionais; designação de um Comissário Britânico no país. Foram criados cinco Conselhos: Executivo, Assembleia Legislativa de Brunei, Conselho Privado, Conselho de Sucessão e Conselho do estado religioso. É uma monarquia absoluta unitária e sultanato islâmico, sem partidos políticos. O Conselho Legislativo é composto por 20 membros somente com funções consultivas.  

São cidades pricipais: Bandar Seri Begawan, Muara e Seria. As religiões mais praticadas são o Islã, esta oficial, o Budismo e o Cristianismo.

O governo construiu casas "em cidades d'água" para um terço dos bruneianos; o sultão é um dos homens mais ricos do mundo e vive num palácio com 1.788 quartos, onde está também seu gabinete de governo. O tráfico de drogas e a importação ilegal de produtos controlados constitui crime com pena de morte.  

Na economia, é classificado como um país desenvolvido. A revista Forbes coloca Brunei na quinta posição entre 182 nações mais ricas, devido a grande produção de petróleo e gás natural. O primeiro poço foi descoberto em 1957. A renda dos recurso de petróleo é usada para fornecer educação e assistência médica gratuita para a população.

Brunei lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário