Pesquisar este blog

sábado, 31 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: IRLANDA (LXXXIX)

A Irlanda, cuja capital é Dublin, situa-se na Europa. Possui 4.765.977 habitantes em área territorial de 70.273 quilômetros quadrados. Conquistou a independência do Reino Unido em 1916, mas reconhecida somente em 1922. Sua única fronteira é com a Irlanda do Norte, porque nas outras partes é cercada pelo Oceano Atlântico, mar Céltico, ao sul, canal de São Jorge a sudeste e o mar da Irlanda a leste. Em 1949, a Irlanda substituiu o Rei pelo Presidente da Irlanda, quando o país se tornou um república parlamentarista.  

O presidente eleito para mandato de sete anos é o chefe de Estado e o governo é de competência do primeiro ministro. O legislativo é exercido pelo Parlamento, que se serve da Câmara dos Deputados, Dáli, com 166 membros eleitos pelo povo para mandato de cinco anos; o Senado,  Seanad Éireann, constituído de 60 membros, dos quais uma parte é nomeada pelo primeiro-ministro.

Os idiomas oficiais são o inglês e o irlandês. São cidades principais: Dublin, Cork e Galway. A religião mais praticada é a católica, 78,3%.

A economia da Irlanda sustenta-se na exportação de produtos farmacêuticos, softwares, além de zinco e chumbo; exporta também gado, carne, produtos lácteos e alumínio. Importa equipamentos de informática, produtos químicos, petróleo.

A Irlanda lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário