Pesquisar este blog

sábado, 24 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ÁUSTRIA (LXXXII)

Áustria, cuja capital é Viena, situa-se na Europa Central. É limitada ao norte pela Alemanha e Chéquia, ao sul pela Eslovênia e Itália, ao leste pela Eslováquia e Hungria e a oeste pela Suiça e Liechtenstein. Tem 8.710.807 habitantes em área territorial de 83.872 quilômetros quadrados. A Áustria não possui saída para o mar.

A Áustria é uma república democrática federal parlamentar, composta de nove estados federais, subdivididos em distritos e estes em cidades. A Constituição foi editada em 1920 e teve uma revisão em 1929 e outra em 1945. O Presidente é o chefe de estado, eleito pelo voto popular; já o presidente do governo federal é o chanceler federal, nomeado pelo Presidente. O Parlamento é composto por duas câmaras; o Conselho Nacional com 183 membros, a cada cinco anos, eleitos por cidadãos a partir dos 16 anos e o Conselho Federal, com 64 membros eleitos pelas assembleias provinciais. O Tribunal Constitucional é o mais influente órgão na vida política do país, mas desde 1995, o Tribunal de Justiça da União Europeia pode anular decisões austríacas em todas as matérias definidas pela União Europeia.      

O idioma oficial é o alemão. A religião predominante é o cristianismo, 86%, do qual 77% de católicos, seguindo os protestantes com 7%. São cidades importantes: Viena, Graz e Linz.

Na economia, destaca-se a indústria e o turismo; o país produz, na agricultura, trigo, cevada e outros cereais; na pecuária, bovinos, suínos e aves; na mineração, minério de ferro e na indústria, máquinas metalúrgica, madeireira. 

A Áustria lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário