Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: CATAR (LXXXV)

Catar ou Qatar, cuja capital é Doha, situa-se no Oriente Médio, ocupa uma pequena península do Catar, no nordeste da Península Arábica. Limita-se ao sul com a Arábia Saudita e nas outras partes com o Golfo Pérsico; este Golfo separa o país do Bahrein. Trata-se de um emirado absolutista e hereditário. Em 1995, o xeque Tamin bin Hamad tornou-se emir depois de depor em golpe de estado seu pai Khalifa. Era um protetorado britânico até 1971, quando conquistou sua independência. A população do país é de 2.743,901, em área territorial de 11.610 quilômetros quadrados. Cerca de 75% da população é de estrangeiros, especialmente indianos. O Catar está divido em 10 municípios e conta no seu território com ilhas e ilhotas.

O chanceler supremo do país, o emir Hamad, tem o poder de nomear e destituir o primeiro-ministros e ministros, que compõem o Conselho de Ministros, responsáveis pela administração do país. Leis e decretos são de iniciativa do Conselho de Ministros que encaminha para o Conselho Consultiva e depois submetidas ao Emir. De conformidade com a Constituição, a charia é a principal fonte da legislação do país, aplicada, fundamentalmente no direito de família, herança e vários crimes, a exemplo de adultério, roubo e homicídio. Há tribunais que consideram o depoimento de uma mulher com valor equivalente à metade do testemunho de um homem. A poligamia é permitida para os homens. O consumo de alcool e as relações sexuais ilícitas são punidos com a flagelação. O adultério é punido pelo código penal do país com cem chibatadas   

A religião predominante e o islamismo, 71,5%, seguido de cristãos, 8,5%. São cidades principais: Doha, Al Rayyan e Um Salal. Não legislativo independente, muito menos partidos políticos. O idioma oficial é o árabe, mas o inglês é bastante falado no país. A educação é gratuita em todos os níveis e há muitas universidades. 

Na economia, é um país rico com grande produção de petróleo e gás natural, sendo classificado como a terceira maior reserva mundial de gás; de acordo com o Fundo Monetário Internacional, o Catar é o país mais rico do mundo, no que se refere ao PIB per capita. A capital do país é admirada pelas construções monumentais e o desenvolvimento tecnológico é acentuado. 

O Catar deverá ser a sede do campeonato do mundo, em 2022, a ser realizado entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.

O Catar lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário