Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: EQUADOR (LXXXVI)

O Equador, cuja capital é Quito, situa-se na América do Sul. É limitada ao norte pela Colômbia, ao sul e a leste pelo Peru e a oeste pelo oceano Pacífico. Juntamente com o Chile, na região, são os dois únicos países que não fazem fronteira com o Brasil. Tem população de 17.531.376 e área territorial de 256.370 quilômetros quadrados. Tornou-se independente da Espanha, em 1830, mas entre 1822/1830 uniu-se à Colômbia e Venezuela, formando uma república denominada de Grande Colômbia. É uma república presidencial, dividida em 24 províncias, subdivididas em 219 cantões ou municípios e os cantões divididos em paróquias.   

A Constituição de 1979 estabelece eleição direta para presidente e vice-presidente, com mandatos de quatro anos. A Constituição de 2008 reformou a anterior e permite a reeleição para um segundo mandato. Cabe ao presidente escolher os ministros e os governadores das províncias. A Assembleia Nacional é unicameral e composta de 100 membros, eleitos para mandatos de quatro anos. A Suprema Corte é composta por 31 membros e os novos membros são escolhidos pelos integrantes da própria Corte. Há uma Corte Constitucional e outra Eleitoral.

São cidades importantes: Quito ou São Francisco de Quito, Guayaquil e Cuenca. A religião mais praticada é a católica romana, 80,44%, seguido dos protestantes, 11,30%.

A economia fundamenta-se na exportação do petróleo, 40%. O país exporta também bananas, primeiro lugar mundial em produção e exportação, flores e cacau, arroz e café.

O Equador lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário