Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: HUNGRIA (LXXXVIII)

Hungria, cuja capital é Budapeste, situa-se no centro sul da Europa, e é limitada ao norte pela Eslováquia, ao sul pela Croácia, Sérvia e Romênia, ao leste pela Romênia e Ucrânia e a oeste pela Áustria e Eslovênia. Possui 11.100.000 habitantes em área territorial de 93.033 quilômetros quadrados.  A divisão administrativa comporta 19 condados mais a capital; os condados são subdivididos em 173 sub-regiões e estas são denominadas cidade ou vila ou "condado urbano".

Trata-se de uma república parlamentarista, na qual o presidente da República é eleito pela Assembleia Nacional a cada 5 anos, competindo-lhe nomear o primeiro-ministro. O legislativo é unicameral, composto de 386 membros eleitos pelo povo. O Judiciário é formado pela Suprema Corte, uma Corte Constitucional, tribunais civis e penais.  

São cidades importantes: Budapeste, Debrecen e Miskolc. A religião mais praticada é o cristianismo, 88,6%, dos quais 62,1% de católicos.

Na economia, produz trigo, milho e outros; na pecuária, bovinos, suínos e aves; na mineração, gás natural, minério de ferro e carvão mineral; na indústria, alimentos, química e metalurgia. O país se serve também do turismo e é bastante visitada.

A Hungria lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário