Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ALBÂNIA (LXXXI)

A Albânia, cuja capital é Tirana, situa-se na Europa Oriental, em uma faixa de terra na Península Balcânica. É limitada ao norte e leste pela Macedônia, Kosovo e Montenegro, ao sul e sudeste pela Grécia, a oeste pelo Mar Adriático, Possui 2.877.956 habitantes em área territorial de 28.748 de quilômetros quadrados. A justiça da Albânia é tida como corrupta e possui um código de leis consuetudinárias, originado da Era do Bronze. 

A divisão administrativa do país comporta 12 prefeituras, 36 distritos e 65 municipalidades. Trata-se de uma república parlamentarista. O presidente é eleito pelo voto de dois terços da Assembleia Popular para mandato de cinco anos; o primeiro-ministro é nomeado pelo presidente. O legislativo e unicameral com a Assembleia do Povo, composta por 140 deputados, eleitos pelo povo para mandato de 4 anos.

São cidades principais: Tirana, Durrës e Elbasan. A religião predominante é islamismo, 70%, ortodoxos, 17% e católicos, 10%. O catolicismo cresceu depois que a albanesa Madre Teresa de Calcutá ganhou o prêmio Nobel da Paz, em 1979.

A economia da Albânia é frágil e o país torna-se um dos mais pobres da Europa. A dedicação maior é na área rural para produzir hortaliça, cereais, melões, além de animais de criação. A indústria produz tecidos, vidros, ferro, aço e máquinas e há explorações de cromo e cobre no país; no sudoeste, produz petróleo e gás natural.

A Albânia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário