Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO TCHÉQUIA (LXXIV)

A Tchéquia ou República Checa ou Tcheca, anteriormente Boêmia, situa-se na Europa Central, e a capital é Praga. É limitada ao norte pela Polônia e Alemanha, ao sul pela Áustria, a leste pela Eslováquia e a oeste pela Alemanha. Possui 10.610.947 habitantes em área territorial de 78.866 quilômetros quadrados. Após a Primeira Guerra Mundial, foi formada a república independente da Checoslováquia, em 1918; após a Segunda Guerra, o país tornou-se dependente da então União Soviética. Somente em 1989, a Checoslováquia tornou-se uma democracia, mas em 1993, pacificamente, o país foi dividido em Chéquia e Eslováquia. 

A Chéquia é dividida administrativamente em 13 regiões e uma cidade capital. É uma república parlamentarista. O chefe de estado é o presidente e o primeiro-ministro é o chefe de governo, que é indicado pelo presidente. O parlamento é composto da Câmara dos Deputados ou Conselho Nacional Tcheco, eleitos a cada quatro anos e do Senado, com mandato de seis anos. A Suprema Corte é a instância maior do Judiciário; segue-se o Tribunal Constitucional este com 15 juízes nomeados pelo presidente para mandatos de 10 anos. 

São cidades importantes: Praga, Brno e Ostrava. A Checa possui 34% de pessoas que se declaram sem religião e 10% de católicos. É considerada a população mais ateia do mundo, atrás apenas da China e do Japão.

A Chéquia é dividida administrativamente em 13 regiões e uma cidade capital. O chefe de estado é o presidente e o primeiro-ministro é o chefe de governo, que é indicado pelo presidente. O parlamento é composto da Câmara dos Deputados ou Conselho Nacional Tcheco, eleitos a cada quatro anos e do Senado, com mandato de seis anos. A Suprema Corte é a instância maior do Judiciário; segue-se o Tribunal Constitucional este com 15 juízes nomeados pelo presidente para mandatos de 10 anos. 

São cidades importantes: Praga, Brno e Ostrava. A Checa possui 34% de pessoas que se declaram sem religião e 10% de católicos. É considerada a população mais ateia do mundo, atrás apenas da China e do Japão.

A economia do país sustenta-se no turismo; Praga é a quinta cidade mais visitada da Europa. 

A Chéquia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário