Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: TAILÂNDIA (LXXII)

A Tailândia até 1939 tinha a denominação de Sião, atualmente é o Reino da Tailânida, cuja capital é Bangkoc; situa-se no sudeste da Ásia. É limitada ao norte por Mianmar e Laos, ao sul pelo Golfo da Tailândia, a leste por Laos e Camboja e a oeste pelo Mar de Andamão e extremidade sul de Mianmar. Possui 68.139.238 habitantes em área territorial de 513.120 quilômetros quadrados. Depois de golpes de estado, é aprovada a Constituição em vigor na Tailândia, em março/2017. A Tailândia é dividida em 75 províncias, subdivididas em 877 distritos; estes divididos em subdistritos e os dois em 7.255 tambons, ou comunas e ainda há a subdivisão das comunas em povoado ou vila no total de 69.866. Cada província é administrada por um governador, nomeado pelo ministro do Interior, afora Bangkoc que elege seu governador.  

Trata-se de uma monarquia constitucional, onde o primeiro-ministro é chefe de governo e o monarca é o chefe de Estado. O Executivo é comandado pelo primeiro-ministro. O legislativo é bicameral e seus membros são eleitos pelo povo. O judiciário é independente e as Cortes superiores são a Suprema Corte e o Tribunal Constitucional. 

O idioma oficial é o tailandês e a religião mais praticada, 95%, é o budismo, considerada oficial pela Constituição. São cidades principais: Bangkoc, Nonthabury e Par Kret. 

A economia do país é dependente de exportação, representando dois terços do produto interno bruto. Figuram como produtos de exportação o arroz, que o país é o maior produtor do mundo; têxteis, calçados, produtos de pesca, jóias, carros e outros. a indústria, agricultura e turismo destacam-se no país. 

A Tailândia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário