A Rússia é uma democracia federal com os três poderes, legislativo, executivo e Judiciário. O legislativo dispõe da Duma, que é a câmara baixo, com 450 deputados e o Soviete da Federação, que é o senado, com 166 membros, indicados estes por cada um dos 83 distritos da Rússia. O executivo é exercido pelo presidente, que escolhe o primeiro-ministro. Há eleição na Rússia para escolher o presidente para mandato de seis anos; o atual presidente está no poder desde o ano d 2012. A Suprema Corte, o Tribunal Constitucional e o Tribunal Superior de Arbitragem são os principais órgãos do judiciário do país. Os juízes destas Cortes e o procurador-geral são indicados pelo presidente da República com aprovação do Conselho da Federação. É de competência do presidente a nomeação dos juízes dos tribunais distritais federais.
São cidades importantes: Moscou, São Petersburgo e Volgogrado. O idioma oficial é o russo e mais 31 línguas co-oficiais; a religião mais praticada é o cristianismo, 59,1%, sem religião, 26. A Rússia possui pouco mais de 5% de mulheres do que homens.
Na economia o país é bastante rico em níquel, ferro, diamante, petróleo e gás natural; por outro lado, 1/4 da água doce do mundo está na Rússia. Na indústria, destaca-se no setor de armamentos e aeroespacial.
A Rússia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário