Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: RÚSSIA (LXVI)

A Rússia, Federação Russa, cuja capital é Moscou, situa-se parte na Europa e outra parte na Ásia. Faz fronteira com 14 países: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Bielorrússia, Lituânia, Polônia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e a Coréia do Norte. Entre 1922 e 1991 era União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, URSS. É limitada A Rússia tem 144.900.000 habitantes e 17.075.400 quilômetros quadrados, tornando-se assim o maior país do mundo, em extensão territorial. O país está dividido em 83 partes, das quais 46 províncias com governador no comando, 21 repúblicas, 9 territórios, sendo 4 regiões autônomas, 2 cidades federais e uma província autônoma. A Constituição do país garante assistência médica universal e gratuita para todos os seus cidadãos.   

A Rússia é uma democracia federal com os três poderes, legislativo, executivo e Judiciário. O legislativo dispõe da Duma, que é a câmara baixo, com 450 deputados e o Soviete da Federação, que é o senado, com 166 membros, indicados estes por cada um dos 83 distritos da Rússia. O executivo é exercido pelo presidente, que escolhe o primeiro-ministro. Há eleição na Rússia para escolher o presidente para mandato de seis anos; o atual presidente está no poder desde o ano d 2012. A Suprema Corte, o Tribunal Constitucional e o Tribunal Superior de Arbitragem são os principais órgãos do judiciário do país. Os juízes destas Cortes e o procurador-geral são indicados pelo presidente da República com aprovação do Conselho da Federação. É de competência do presidente a nomeação dos juízes dos tribunais distritais federais.   

São cidades importantes: Moscou, São Petersburgo e Volgogrado. O idioma oficial é o russo e mais 31 línguas co-oficiais; a religião mais praticada é o cristianismo, 59,1%, sem religião, 26. A Rússia possui pouco mais de 5% de mulheres do que homens. 

Na economia o país é bastante rico em níquel, ferro, diamante, petróleo e gás natural; por outro lado, 1/4 da água doce do mundo está na Rússia. Na indústria, destaca-se no setor de armamentos e aeroespacial. 

A Rússia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário