Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ROMÊNIA (LXV)

Romênia, cuja capital é Bucareste, está localizada no sudeste da Europa. É limitada ao norte com a Ucrânia, ao sul com a Bulgária, a oeste com a Sérvia a noroeste com a Húngria, e a nordeste com a Moldávia. Possui 21.274.730 habitantes e área territorial de 238.391 quilômetros quadrados. O sistema político é democrático, uma república semipresidencialista, com divisão de poderes. O executivo é exercido pelo governo e pelo presidente, eleito para mandato de cinco anos, competente para escolher o primeiro-ministro, que nomeia o Conselho de Ministros. O legislativo é composto por duas Câmaras, Senado e Câmara dos Deputados, eleitos para mandatos de quatro anos. O judiciário é independente com tribunais, sendo a Alta Corte de Cassação o tribunal supremo do país. Faz parte do judiciário os tribunais de recurso, tribunais de comarca e tribunais locais. A Romênia tem um Tribunal Constitucional. 

O país viveu muito tempo sob o regime comunista. A Constituição da Romênia baseia-se na Carta Política da Quinta República Francesa e foi aprovada em referendo nacional em dezembro/1991; sofreu uma alteração em 2003. A Romênia é dividida em 41 distritos mais o município de Bucareste; cada distrito é administrado por um conselho municipal, além de um prefeito, nomeado pelo governo central. Cada distrito é subdividido em cidades e comunas. São 319 cidades e 1.686 comunas no país. 

As cidades principais são Bucareste, capital, Brasov e Timisoara. O idioma oficial é o romeno e é um Estado laico, mas a maioria do povo pratica a religião cristã, 86,5%.

A Romênia possui várias montadoras de carros, que exporta; produz softwares, máquinas industriais, equipamentos elétricos e eletrônicos. O comércio é maior através dos Estados-membros da União Europeia, destacando-se a Alemanha e a Itália, como parceiros. Importante também o turismo na Romênia.  

A Romênia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário