Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: SUIÇA (LXXI)

A Suiça, Confederação Suiça, cuja capital é Berna, está situada na Europa Central. Limita-se ao norte com a Alemanha, ao sul com a Itália, a leste com a Áustria e o principal de Liechtenstein e a oeste com a França. O país não possui saída marítima. Tem população de 8.508.898 e extensão territorial de 41.285 quilômetros quadrados. É uma república federal com 26 estados, denominados de cantões e cada um tem sua autonomia político-econômica respeitada, além de sua própria legislação, polícia, sistema de saúde e educação. Os cantões estão divididos em 2.636 municípios ou comunas. O governo é constituído por um Conselho Federal, que exerce o poder executivo, eleito indiretamente pelo Conselho Nacional, formado por 200 membros, com mandato de quatro anos, e pelo Conselho dos Estados, 46 assentos, que reunidos formam o Parlamento suiço.

A Suiça não tem um presidente da República, mas um representante da Confederação Helvética, que exerce a função de presidente, este com mandato de um ano, desincumbe da função juntamente com seus pares, o Conselho Federal, composto por 7 membros, eleito pelo Parlamento; é eleito pelos sete conselheiros federais para período de um ano. Para que o povo participa da vida política, o país causa elogios do mundo, porque possui uma democracia direta, através dos referendos frequentes, tanto federal quanto nos cantões. Para alterar uma lei ou a Constituição exige-se requerimento com cem mil assinaturas. O Tribunal Federal é formado por juízes eleitos pela Assembleia Federal, para mandatos de seis anos. 

São idiomas oficiais o alemão, o francês, o italiano e o romanche. São cidades importantes; Berna e as duas cidades globais: Zurique e Genebra; estas duas cidades foram classificadas como as de melhor qualidade de vida do mundo. O cristianismo é a religião predominante, 68%. O papa é acompanhado pela Guarda Suiça, criada no século XVI.

A Suiça não possui recursos minerais e sustenta sua atividade econômica nos bancos, nas seguradores e no turismo. A agricultura não se presta para satisfazer as necessidades dos suiços, daí a necessidade de importação.  A Suiça é importante centro financeiro internacional, com moeda estável; dado o sigilo bancário, ocorre muito a prática da lavagem de dinheiro. 

A Suiça lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário