Pesquisar este blog

sábado, 10 de outubro de 2020

MADRID: ESTADO DE ALARME

Foi declarado, ontem, estado de alarme na Comunidade de Madrid, pelo Conselho de Ministros extraordinário do governo local, face ao aumentos das infeções pelo novo coronavírus na capital. As medidas serão postas em prática imediatamente nos dez municípios vizinhos, onde as pessoas só poderão sair para trabalhar, estudar ou motivos de saúde. Há forte oposição ao estado de alarme, sob fundamento de "atropelo constitucional". A polícia e a Guard Civil já estão a postos, inclusive na entrada e saída de Madrid, inclusive nos aeroportos e nas estações ferroviárias, para controlar o cumprimento das restrições de mobilidade. 

A providência foi tomada depois que o Tribunal Superior de Justiça de Madrid considerou as restrição adotadas pelo governo central de afetarem os "direitos e liberdades fundamentais"; restou ao governo o estado de alarme. Na quinta feira foram registrados 12.423 novos casos de covid-19, dos quais mais de 3 mil em Madrid. 

A chanceler alemã, Angela Merkel, promete também impor restrições se não houver estabilização no número de infeções nos próximos 10 dias. A Alemanha registrou, nas últimas 24 horas 4.516 novos casos, superior ao que era apontado em meados de abril. A chanceler promete tornar obrigatório o uso de máscara, fechamento do comércio à noite e limitação da capacidade das lojas.

Na França, as infecções já alcançaram 20.330 em um só dia, totalizando no acumulado 691.977; este registro é o maior desde o inicio da pandemia, segundo o Ministério da Saúde.  

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário