Pesquisar este blog

domingo, 13 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: JAPÃO (XLI)

Japão, cuja capital Tóquio, é formado por um arquipélago, no Oceano Pacífico, no extremo leste da Ásia. É limitado a oeste pelo Mar do Japão; a leste pelo Oceano Pacífico; ao Sul pelo Mar das Filipinas e a norte pelo Mar de Okhotsk. Em Tóquio e entorno moram mais de 30 milhões de pessoas. O governo é uma monarquia parlamentarista, sendo o imperador, desde 2019, Naruhito, chefe de Estado, com poderes limitados em funções cerimoniais. O poder é exercido pelo primeiro-ministro, nomeado pelo Imperador depois de designado pela Dieta, órgão de legislação do país.

O Parlamento é bicameral com 480 deputados, na Câmara, eleitos para mandato de quatro anos e uma Câmara de Conselheiros, 242 assentos, eleitos para mandato de seis anos. O sistema judicial funda-se no direito civil da Europa, especialmente França e Alemanha. O Código Civil do país é de 1896, baseado no modelo alemão; teve algumas alterações após a Segunda Guerra Mundial. O sistema judicial é dividido em quatro instâncias: Suprema Corte e três níveis de tribunais inferiores. A lei estatutária principal do país é a que se denomina de Seis Códigos. 

As mulheres e os jovens não encontram oportunidades na política no Japão, porque a mente ainda é bastante conservadora em relação às mulheres. Um exemplo da dificuldade para a mulher é que ela não consegue ter um emprego e cuidar do filho ao mesmo tempo, pois ainda se acredita que a mulher deverá exercer o papel de dona de casa. 

O país está dividido em 47 províncias e são cidades principais: Tóquio, Osaka e Yokohama. A população do Japão é de 127.300.000 habitantes com extensão territorial de 377.899 quilômetros quadrados. O país possui ilhas vulcânicas e é atingido, com alguma frequência, por terremotos; em 2011, foi atingido, na área onde estava a usina nuclear de Fukushima, ocasionando um tsunami. O idioma oficial é o japonês e é considerado um país sem religião, seguindo cultos e rituais xintoístas ou budistas, 62%, budismo, 31%, cristianismo, 1%.

Em desenvolvimento, o Japão está atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Destaca-se pela produção de arroz, batata; na pecuária, bovinos, suínos e aves; na mineração, calcário, enxofre e asfalto natural. A indústria está sustentada em máquinas, equipamentos de transporte, produtos eletrônicos e siderúrgicos. Ademais, é grande a produção e exportação de automóveis, artigos eletrônicos e objetos de informática.

O Japão lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário