Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: INDONÉSIA (XXXV)


A Indonésia, cuja capital é Jacarta, é o maior arquipélago do mundo, formada por 17.508 ilhas, no Oceano Índico, na Ásia; em torno de 6 mil ilhas são habitadas. É limitada ao norte pela Malásia e Oceano Pacífico Norte; ao sul pelo Oceano Índico; a leste pela Papua nova Guiné e a oeste pelo Oceano Índico. A independência dos Países Baixos deu-se em novembro/1949. Tem 229.964.723 habitantes e extensão territorial de 1.904.569 quilômetros quadrados. São cidades principais: Jacarta, Bandung, Surabaya.

A divisão administrativa comporta 33 províncias, estas subdivididas em distritos. É uma república presidencialista, estado unitário. O presidente e o vice-presidente são eleitos, por sufrágio universal, para mandatos de 5 anos; o presidente é chefe de estado e do governo. A renúncia de Suharto, em 1998, provocou quatro reformas da Constituição de 1945, renovando o executivo, legislativo e judiciário. O legislativo é bicameral: Assembleia Consultiva Popular que consiste no Conselho Representativo do Povo, eleito para mandados de 5 anos; a segunda câmara, Conselho dos Representantes Regionais, surgiu depois das eleições de 2004 e é composto por quatro membros eleitos por cada província, sem pertencer a nenhum partido político. 

A pena de morte existe na Indonésia e, nos anos de 2003 e 2005, dois brasileiros foram executados pela prática do tráfico de drogas. 

A religião predominante é o islamismo, 54%, novas religiões, 22,2%, cristianismo, 13,5%. O idioma oficial e o indonésio, mas o que chama a atenção é o fato de existir no país 719 línguas vivas.

Na economia, destaca-se a agricultura do arroz, milho, cacau, café; o país tem muitos recursos naturais: petróleo bruto, gás natural, estanho, cobre e ouro; na indústria fabrica material eletrônico, têxtil, cimento, mineração. 

A Indonésia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário