Pesquisar este blog

domingo, 6 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: INDIA (XXXIV)


A Índia, cuja capital é Nova Délhi, está situada na Ásia e é composta por 28 estados e sete territórios da União. É uma república parlamentarista e tornou-se independente do Reino Unido em 15 de agosto de 1947. Tem população de 1.399.191.650 de habitantes, menos apenas da população chinesa; a área territorial é de 3.287.782 quilômetros quadrados. A Índia é limitada ao norte com a China, Nepal e o Butão; ao sul e a leste com Balgladesh e a Baia de Bengala e com Mianmar; ao sul com o Estreito de Palk e ao norte e oeste com o Paquistão.

O presidente é o chefe de estado e eleito indiretamente por um colégio eleitoral para mandato de cinco anos; o primeiro-ministro é chefe do governo e nomeado pelo presidente. O Executivo é composto pelo presidente, vice-presidente e conselho de ministros. O Parlamento é bicameral, que consiste na câmara alta, chamada Rajya Sabha ou conselho dos estados, que é órgão permanente, com 245 membros, e servem por seis anos; são eleitos indiretamente pelas legislaturas estatais e territoriais; e a câmara baixa, Lok Sabha ou conselho do povo, com 545 membros, 543 dos quais eleitos pelo voto popular; dois membros são nomeados pelo presidente da comunidade anglo-indiana. O poder judiciário da Índia é constituído pela Suprema Corte de Justiça, vinte e um tribunais superiores e os tribunais de primeira instância.

Cada estado e território da União tem seus próprios idiomas oficiais e a Constituição do país reconhece outras 21 línguas, denominadas de “línguas clássicas". O número de dialetos alcança o total de 1.652. A Constituição é de janeiro de 1950 e é a maior entre todas do mundo. São cidades principais da Índia: Nova Déli, Mumbai e Calcutá. A religião predominante no país é o hinduísmo, 80,3%, islamismo, 11% e outras. O analfabetismo é muito alto: 40%.

O pagamento do dote, apesar de ilegal, é bastante praticado; a mulher ou a família que não paga ao marido dotes mais altos e presentes é assassinada com muita frequência. Esse cenário causa altos índices de suicídios de mulheres, registrando quase 40% em todo o mundo, no ano de 2012. A violência contra a mulher é frequente, mas a punição contra o homem leva anos; por outro lado, uma vaca, que é animal sagrado, se abatida, provoca por parte de grupos a imediata agressão ou morte do suspeito do crime.

Na área econômica produz algodão em pluma, arroz, chá, castanha de caju e outros; na pecuária: bovinos, ovinos, caprinos e outros; mineração: minério de ferro, diamante, carvão; indústria: têxtil, maquinaria, produtos químicos, aço, mineração e software. Exporta derivados de petróleo, produtos têxteis, pedras preciosas, software, etc. 

A Índia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário