Pesquisar este blog

domingo, 16 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: BOTSUANA (XIII)

Botsuana, cuja capital é Gaborone, situa-se no sul da África e limita-se ao norte com a Zâmbia, ao sul, com África do Sul, a leste com Zimbábue e a oeste com a Namíbia; o país não possui costa marítima e, em torno de 85% de seu território está localizado no deserto de Kalahari, com secas que prevalecem por anos. O país foi colônia inglesa e conseguiu sua independência em 1966. Segundo estimativas, Botsuana possui 1.815.508 habitantes e extensão territorial de 581.730 quilômetros quadrados. São cidades principais a capital, Gaborone, Francistow e Molepolole.

É uma república constitucional parlamentarista. O presidente Seretse Khama governou o país até 1980, quando morreu; a nação é tida como exemplo em estabilidade política no continente africano. O poder executivo é exercido pelo presidente e vice-presidente com mandatos de cinco anos; o poder legislativo é composto pela Assembleia dos Chefes, composta por 15 membros, chefes tribais, subchefes e membros associados e pela Assembleia Nacional, formada por 63 membros eleitos pelo povo para mandato de cinco anos. O poder judiciário é constituído pela Corte Alta, Corte de Apelação e Cortes dos Magistrados, fixada uma em cada um dos nove distritos.

A religião predominante é o cristianismo, 70%, seguindo anglicanos, metodistas e outras. O idioma oficial é o inglês, mas é bastante falada a língua tswana.

A economia do país é sustentada em riquezas minerais: diamantes, maior produtora do mundo e jazidas de níquel e cobre; na agricultura cultiva o sorgo, frutas, legumes e verduras. Pela quantidade de animais selvagens, infraestrutura dos parques nacionais, o turismo representa importante fonte de renda. 

A contaminação de AIDS é verdadeiro drama para o país; segundo dados da ONU, de cada dez adultos, quatro são portadores da doença. 

Botsuana lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário