Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: BÉLGICA (XI)

O Reino da Bélgica, cuja capital é Bruxelas, localiza-se na Europa ocidental e é limitado ao norte com a Holanda e o Mar do Norte; ao sul com a França, ao sudeste com Luxemburgo e ao oeste com a Alemanha. A Bélgica foi invadida pelos alemães nas duas guerras mundiais. O país é uma monarquia constitucional, rei Filipe I, e democracia parlamentar com uma Constituição laica. O parlamento é bicameral, composto pelo senado, 40 senadores, eleitos pelo povo, 21 representantes designado pelos parlamentares e 3 pelas comunidades, 10 senadores cooptados e os filhos do rei, como senadores por direito; e uma câmara dos deputados, com 150 cadeiras eleitos em votação proporcional em 11 circunscrições eleitorais. O voto é compulsório. O sistema judicial é fundado no sistema romano-germânico.

A Bélgica está subdividida em duas regiões, cada uma com cinco províncias; a grande maioria da população reside em áreas urbanas, 97%. São idiomas oficiais flamengo, francês e o alemão. A religião que prevalece é o catolicismo, 73,2% da população. O país hospeda grandes organizações internacionais, a exemplo da Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN.

A economia do país é diversificada, destacando-se a metalurgia, medicamentos, eletrônicos, têxtil, vinhos e diamantes, além da agricultura, com produção de frutas; exporta automóveis, produtos alimentícios, ferro e aço; na pecuária, bovinos, suínos e aves. A moeda é o euro. Tem população de 11,3 milhões de habitantes e área territorial de 30.528 quilômetros quadrados. Bruxelas, Antuérpia e Gent são as três principais cidades.

Bélgica lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário