Pesquisar este blog

domingo, 9 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ARMÉNIA (VI)

A Arménia situa-se no extremo leste da Europa, sem costa marítima, entre o mar Negro e o Cáspio; fica bem próxima da fronteira com a Ásia. Arménia limita-se a norte com a Geórgia, a leste com o Azerbaijão, ao sul com o Irão e a oeste com a Turquia. É a menor das antigas repúblicas da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS); a independência deu-se em 1991. A população é de 3.215.800 e área territorial de 29.743 quilômetros quadrados. 

A Arménia é um estado unitário, multipardiário e democrático. O presidente é o líder do governo e do sistema miltipartidário pluriforme. O parlamento é unicameral, denominado de Assembleia Nacional. Na organização político-territorial é dividida em onze subdivisões. A capital do país é Erevam, cujo governo é exercido pelo prefeito, indicado pelo presidente; as outras dez marzer (fronteira) tem um governador, apontado pelo presidente. A república possui 953 vilarejos, 48 cidades e 932 comunidades, das quais 871 são rurais e 61 urbanas. Duas cidades importantes: Guiumri e Vanadzor. 

A religião é o cristianismo e o nome oficial: é Igreja Apostólica Arménia, com 98% de seguidores. A economia é bastante dependente de auxílios estrangeiros; sustenta-se na agropecuária, na indústria de alimentos e bebidas e possui minas de cobre, zinco, ouro e chumbo. Todavia, o país disputou território com o Azerbaijão além de dificuldades com a Turquia, que contribuíram para devastar sua economia. A língua oficial da Arménia é o arménio.

Arménia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário