Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ALEMANHA (III)

A Alemanha está localizada na região central do continente europeu e é um dos países mais desenvolvidos da Europa; está limitada pela Dinamarca, ao norte; Polônia e República Checa, a leste, Áustria e Suiça, ao sul, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos, a Oeste. A Alemanha, segundo país mais populoso da Europa, conta com 83.800.000 habitantes, dados de 2020; tem extensão territorial de 356.733 quilômetros quadrados. A capital é Berlim e são cidades importantes Hamburgo, Munique, Colônia e Frankfurt. 

A Alemanha participou e foi derrotada nas duas guerras mundiais e ficou dividida em Alemanha Ocidental e Oriental até 1989, quando foi destruído o Muro de Berlim, ganhando a unidade. Na economia, a Alemanha está atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China. O país, em sua maioria, segue o cristianismo, 75%, dividido entre católicos e protestantes.

Trata-se de uma democracia constitucional federal, criada pela Constituição de 1949; o sistema parlamentar tem o chefe do governo que é atualmente ocupado pela Chanceler Ângela Merkel, eleita pelo Parlamento; os congressistas são escolhidos pelo povo de quatro em quatro anos, combinando o voto direto com representação proporcional. O país é formado por 16 unidades federadas; o corpo federal da Alemanha é constituído pelo Chanceler e pelos ministros. Os ocupantes desses cargos são designados pelo Presidente, sob indicação do Chanceler.

Alemanha lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário