Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LVI)

O MUNDO HORRORIZADO

Todo o mundo está horrorizado com os crimes praticados pelos russos contra civis em Bucha, cidade perto de Kiev, a capital. Os carniceiros não conseguiram furar o bloqueio para invadir Kiev e passaram a torturar, estuprar matar civis, em Bucha. As imagens não deixam dúvidas sobre o verdadeiro massacre e o comando da carnificina é atribuída ao tenente-coronal Omurbekov Azatbek Asanbekovich. Os ucranianos descobriram uma sala de torturas, no porão de um clínica pediátrica, e foram encontrados cinco cadáveres de mãos atadas. Foram divulgadas imagens de satélite que revelam uma fossa comum, em Bucha, onde os russos jogavam os mortos que eles assassinavam.

BRASILEIROS NA UCRÂNIA

Um grupo de 8 brasileiros desembarcaram hoje, 4/4, na Polônia, para prestar apoio a refugidos ucranianos e às famílias e instituições que os acolhem. O grupo oferecerá ajuda humanitária e educação social com suporte psicológico a ucranianos que deixarem o país. A missão do grupo tem duração de 10 dias e o início acontecerá em Cracóvia, depois em outras cidades e vilarejos. Há outro grupo União BR que envia alimentos e insumos para o interior da Ucrânia. Os suprimentos mais urgentes são bisturis, gazes e itens de primeiros socorros. Há uma terceira organização, Frente BrazUcra, destinada a resgatar brasileiros que queiram deixar a Ucrânia; este grupo já conseguiu retirar da guerra mais de 120 pessoas. 

UNIÃO EUROPEIA COM NOVAS SANÇÕES

A União Europeia, através de seus 27 membros, entrou em debate, em regime de urgência, no dia de hoje, 4/4, para aplicar novas sanções contra a Rússia, principalmente depois da descoberta de corpos de civis espalhados pelas ruas de Bucha. O presidente da França, Emmanuel Macron, defende medidas contra o carvão e petróleo da Rússia. 

CASTIGO DO CÉU

Em local secreto da cidade Lviv, amadores fabricam drones mortíferos destinados à linha da frente na guerra da Rússia contra a Ucrânia. Cada drone voará com uma granada antitanque, do tamanho de uma garrafa de vinho, com o objetivo de penetrar na blindagem russa. Outro drone possui pequenas bombas para atingirem a infantaria russa e um terceiro, na forma de um bombardeiro furtivo, do tamanho de uma ave de rapina, fará reconhecimento para esquadrões de artilharia, detetando alvos e marcando-os para ataques. As forças ucranianas, apesar de ter desvantagem militar com a Rússia, possui vontade obstinada de vencer, usa táticas de ataque relâmpago e de sabotagem tecnológica.      

RÚSSIA COLOCA MINAS NA UCRÂNIA

A Rússia ataca de todas as formas a Ucrânia; pois, já colocou minas em mais de 80 mil quilômetros quadrados em território do país; nas regiões de Lugansk e Donetsk 16 mil quilômetros quadrados foram contaminados com minas e restos de explosivos de guerra. O presidente Valodomyr Zelensky caracterizou as tropas russas como "assassinos, torturadores, violadores e ladrões." O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, em Nota diz que "estimativas preliminares,  a contaminação (incluindo minas e outros materiais explosivos) atinge 80.000 quilômetros quadrados do território da Ucrânia". Diz mais: "enquanto todo o mundo civilizado abandona e proíbe as minas terrestres antipessoal, a Rússia está a aumentar o seu uso na Ucrânia e até mesmo a testar novos tipos de minas antipessoal, como POM-3 e outras". As minas POM-3 dispõem de sensor sísmico para detectar uma pessoa a cinquenta passos de distância e detonar a carga sem que o dispositivo tenha que ser pisado ou manipulado. Essas minas são proibidas pelo Tratado de Otawa de 1997, assinado por 164 países, entre os quais a Rússia e a Ucrânia.  

Salvador, 4 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário