Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LIII)

MORADORES FESTEJAM LIBERDADE

Tropas ucranianas libertaram hoje um vilarejo, próximo a Chernihiv; a retirada dos russos, fugindo para outras regiões facilitou o trabalho e os moradores festejaram o ato. As redes sociais estamparam imagens da ação dos soldados ucranianos. A Ucrânia conseguiu recuperar Bucha da ocupação inimiga, segundo informação do prefeito nas redes sociais que acrescentou inexistir tropas russas em Kiev. Declarou Anatolii Fedoruk, em vídeo: "31 de março ficará na história de nossa cidade... como o dia de sua libertação das forças russas". Também a cidade de Irpin foi libertada pelos soldados ucranianos.  

MAIS LIBERAÇÃO DE PETRÓLEO

A decisão dos Estados Unidos de liberar boa parte de sua reserva de petróleo para o mundo está sendo seguida por mais de 30 países com o mesmo posicionamento. O objetivo da medida é manter estável o preço do barril, mesmo com a guerra na Ucrânia. A mensagem da Casa Branca diz: "Esta manhã, mais de 30 países de todo o mundo foram convocados para uma reunião extraordinária e chegaram ao acordo de liberar ao mercado dezenas de milhões de barris adicionais de petróleo". No início do mês de março, o produto atingiu US$ 139,13 por barril, mais alto preço desde a crise de 2008; atualmente, está cotado a US$ 100 o barril. 

RÚSSIA BLOQUEIA RESGATE DE CIVIS

A ministra de Reintegração de Territórios da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, informou que um comboio de ônibus destinado à retirada de civis, entre os quais mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência, de Mariupol foi retido no posto de controle russo, em Vasylivka, cidade localizada entre Zaporizhzhia, controlada pela Ucrânia, e Berdiansk, controlada pela Rússia. A ministrou declarou que em torno de 100 mil pessoas estão "vivendo como ratos, vivendo no subsolo em abrigos e em abrigos antibombas", em Mariupol, enquanto não há ação do comboio humanitário. Disse mais a ministra: "Neste momento, eles (os ônibus) estão no posto de controle de Vasylivka, e a Federação Russa novamente não está deixando nossos ônibus passarem".  

RÚSSIA QUER FORTALECER FRONTEIRAS

O governo de Vladimir Putin, da Rússia prometeu fortalecer fronteiras com o Ocidente; interessante essa afirmativa, depois da destruição da Ucrânia, mas nada originado da Rússia surpreende e suas informações são sempre ouvidas sob suspeitas. Ademais, essa confissão surgiu depois que a Ucrânia destruiu um depósito de petróleo, na cidade russa de Beolgorod; por outro lado, a região de Kiev, foi abandonada pelas tropas russas, fugindo das baixas que se tornaram crescentes.  

UCRÂNIA CONTROLA CHERNOBYL

A Ucrânia passou a controlar a antiga central nuclear de Chernobyl, a norte de Kiev, depois que as tropas russas deixaram o local; a central não está ativa, mas reclama controle, análise e vigilância. O ministro dos Negócios estrangeiros da Ucrânia, Emytro Kuleba, prometeu trabalhar em conjunto com a Agência Internacional de Energia Atômica para avaliar os danos causados com a ocupação russa. Ele acusou a Rússia de comportar de forma irresponsável durante as quatro semanas que administrou as instalações, impedindo até mesmo que os funcionários fizessem trabalhos necessários nas áreas contaminadas. O ministro declarou que a Rússia colocou em risco seus próprios soldados, porque expostos a radiações.

Salvador, 1º de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.    

 



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário