Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

PUTIN, O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO, INVADE A UCRÂNIA

Hitler acariciando Putin
Na madrugada de hoje, tropas russas, invadiram o território da Ucrânia; as ameaças iniciaram em dezembro, com demandas absurdas do governo russo, a exemplo de a Ucrânia ser impedida de juntar-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN, além da exigência da retirada de sua infraestrutura militar, instaladas nos países do Leste Europeu, após 1997. A presença de militares nas fronteiras ucranianas não deixavam margem de dúvida da intenção do sanguinário Vladimir Putin. O primeiro passo deu-se com o reconhecimento de duas regiões do leste da Ucrânia como independentes. Donetsk e Luhansk, apesar da pobreza, foram tornadas independentes da Ucrânia, por ato indevido e absurdo do presidente da Rússia. Foi o recurso para o "ditador" russo abrir espaço para movimentação de suas tropas rumo à Ucrânia.    

Aliás, o presidente Joe Biden avisou, em vários momentos, sobre a intenção encoberta do verdugo russo. O líder americano declarou que Putin custaria caro à Rússia e "que Putin ficará como um pária no cenário internacional". Já o presidente ucraniano afirmou que a crise entre os dois países teve início em 2014, quando a Rússia invadiu a península da Crimeia, além da ocupação de grupos pró-Rússia da região de Donbass, no leste da Ucrânia. A biografia de Putin não lhe recomenda entre pessoas sadias no governo de um país; ele começou como agente secreto da perigosa KGB, na época da URSS. Um fundo americano calculou o patrimônio de Putin em US$ 200 bilhões. 

Putin tem apoio decisivo da Belarus, governado pelo chamado "último ditador da Europa", Alexander Lukashenko, que dirige o país há 26 anos com apoio de Putin. O governo russo destaca-se pelo ajuda dada ao déspota Bashar al-Assad, da Síria, onde desde 2011, trava fratricida guerra civil; na América Latina, Putin ajuda ao "ditador" Nicolas Maduro, fornecendo-lhe equipamentos bélicos para manter o governante venezuelano no poder, apesar da resistência do povo, que tem migrado para os países vizinhos, como o Brasil. Outro governo que merece a proteção de Putin é Cuba, através de ajuda humanitária para enfrentar a pandemia da covid-19. Cuba apressou-se em soltar Nota, culpando os Estados Unidos pela invasão da Rússia à Ucrânia, semelhante ao pronunciamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de o Itamaraty ter protestado contra a invasão, o presidente Jair Bolsonaro não se manifestou sobre a guerra. Outro aliado de Putin e que apoia a invasão, é o ditador da Nicarágua, elogiado por Lula, Daniel Ortega, guerrilheiro marxista, que comanda o país, com poderes ditatoriais, parecido com Maduro, desde o ano de 2007. 

Apesar da resistência do governo comunista da China em apoiar a invasão, Putin declarou aprovação da política de Pequim sobre Taiwan, no sentido de anexá-la ao país. Os países vizinhos como Armênia, Belarus, Cazaquitão, Quirguistão, Tajiquistão são os apoiadores da guerra intentada por Putin. Outras nações que assinaram o antigo Pacto de Varsóvia e nas proximidades da Rússia, mas não acode ao governo ditatorial da Rússia é Hungria, Romênia, Bulgária, Polônia, Eslovênia e República Checa, esses dois formavam a antiga Checoslováquia. 

Os Estados Unidos e a Europa não deixam a Ucrânia lutar sozinha e estão fornecendo armas e punindo a Rússia com restrições econômicas. Certamente vai ser o tiro certeiro em Putin, porque tocará na sua fortuna escondida; é tido como o homem mais rico do mundo. 

Salvador, 24 de fevereiro de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário