Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO (LIX)

Portugal, cuja capital é Lisboa, situa-se no sudoeste da Europa. É limitado ao norte e leste com a Espanha e ao sul e oeste com o oceano Atlântico. Tem população de 11.210.000 e área territorial de 92.090 quilômetros quadrados. Além da parte continental, compreende duas regiões autônomas: arquipélagos de Açores e Madeira. O império português, desde a conquista de Ceuta, em 1415, prevaleceu até a transferência de Macau para a China em 1999; tornou-se o primeiro império global da História e o mais duradouro, dentre todos os impérios coloniais europeus. A importância de Portugal diminuiu bastante a partir da independência do Brasil, porque perdeu a maior colônia. Depois da queda da monarquia, em 1910, veio a Primeira República, período de muita instabilidade. Em 1933, aparece Salazar que permaneceu no poder ate 1974, com a Revolução dos Cravos. O sistema de saúde é um dos melhores do mundo, daí a baixa taxa de mortalidade infantil abaixo dos 5 anos, apenas 3,7 por mil.   

É uma república constitucional unitária semipresidencialista. A Constituição do país é datada de 1976, tendo sofrido algumas revisões. O presidente da República é o chefe de Estado, a Assembleia da República representa o legislativo e o judiciário, os Tribunais. O presidente é eleito pelo povo para mandato de cinco anos; a Assembleia, com 230 deputados, é eleita para mandato de quatro anos. O governo é chefiado pelo primeiro-ministro que indica ao presidente os outros ministros para serem nomeados. Dois partidos políticos dominam o país desde 1975: Partido Socialista e Partido Social Democrata. Em Portugal há um Tribunal Constitucional, o Supremo Tribunal de Justiça e os tribunais judiciais de primeira instância, ou Tribunais de Comarca, além dos Tribunais de Relação, de segunda instância; há ainda o Supremo Tribunal Administrativo e os Tribunais Administrativos e fiscais de primeira e segunda instâncias e, por último o Tribunal de Contas. 

Portugal comporta 18 distritos no continente mais duas regiões autônomas; os distritos subdividem em 308 concelhos e 3091 freguesias. 

Os portugueses, 81%, professam a religião católica. São cidades importantes: Lisboa, Porto, Braga. A taxa de analfabetismo é de 4%. Além dos grandes homens da literatura, Luís de Camões, Fernando Pessoa, Almeida Garret, Eça de Queiroz e tantos outros, José Saramago foi vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1998.  

Na economia, o país passou pelo incremento da agricultura e, atualmente, baseia-se nos serviços e na indústria, mas produz vasta área de oliveiras, vinhedos, azeites, trigo e milho. Exporta têxteis, máquinas, material elétrico, veículos, calçado, madeira. O turismo contribui sobremaneira na economia e situa-se entre os 20 mais visitados do mundo.

Portugal lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário