Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: TURCOMENISTÃO (LXXVII)

Turcomenistão ou Turquemenistão, cuja capital é Asgabate, está situado na Ásia Central. Limita-se a noroeste com o Cazaquistão, a nordeste e leste com Uzbequistão, a sudeste com Afeganistão, ao sul e sudoeste com o Irã e a oeste com o mar Cáspio. O país não possui costa marítima. Em 1924, o país integrou-se à União Soviética e conquistou sua independência, por ocasião da dissolução da URSS, em 1991. Possui 5.746.891 habitantes em área territorial de 491.210 quilômetros quadrados. 

O Turcomenistão está dividido em cinco províncias e cada uma delas tem um governador; são subdivididas em 50 distritos, podendo ser condados ou cidades. É uma república presidencialista. O legislativo é representado somente pela Assembleia, com 50 membros eleitos pelo voto popular para mandato de cinco anos. É considerado um dos países que mais exerce controle sobre a população, a exemplo da telefonia e da internet; o turista enfrenta até duas horas para entrar no país. 

São cidades importantes: Asgabate, Türkmenabat e Dasoguz. A religião mais praticada é o islamismo, 89%, seguido da Igreja Ortodoxa, 9%. 

Na economia destaca-se com a agricultura em oásis irrigados, possuindo grandes reservas de petróleo e gás natural, que exporta. É o décimo maior produtor mundial de algodão e cultiva também a soja, o trigo e frutas. 

O Turcomenistão lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário