Pesquisar este blog

domingo, 18 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: TUNÍSIA (LXXVI)

A Tunísia, cuja capital é Túnis ou Tunes, situa-se no norte da África. Tem população de 11.600.000 em área territorial de 163.610 quilômetros quadrados. É limitada ao norte e leste pelo mar Mediterrâneo, a leste e sul com a Líbia e no ocidente limite com a Argélia. Em torno de 40% do território é ocupado pelo deserto do Saara. A Constituição em vigor é datada de 1959. 

A independência da França deu-se em 1956. A divisão administrativa comporta 24 províncias, subdivididas em 264 delegações ou distritos, estes divididos em 2.073 setores. governadorias. É uma república constitucional, tendo o presidente como chefe de Estado é eleito pelo povo para mandato de cinco anos; nomeia o primeiro-ministro como chefe de governo. Existem no país mais de 100 partidos políticos. O legislativo é formado somente pela Câmara dos Deputados, com 189 membros, eleitos para mandatos de cinco anos. O judiciário é baseado no sistema romano-germânico. 

São cidades principais: Túnis, Sfax e Ariana. O idioma oficial é o árabe e a religião da grande maioria é o islamismo, 99%. 

A economia do país é sustentada na agricultura, mineração e manufatura, além de produtos petrolíferos e turismo. O setor industrial tem fabricação de vestuário, calçados, peças de automóveis e máquinas elétricas. 

A Túnisia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário