Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: SUDÃO (LXIX)

O Sudão, cuja capital é Cartun, situa-se no nordeste da África. Possui 39.578.828 habitantes e 1.886.068 de quilômetros quadrados. É limitado ao norte pelo Egito, ao sul pelo Sudão do Sul, ao leste com o Mar Vermelho, Arábia Saudita, Eritreia e Etiópia e a oeste com a República Centroafricana, Chade e Líbia. O rio Nilo divide entre o oriente e o ocidente. Depois da divisão com o Sudão do Sul, o Sudão está dividido em 16 estados, que se subdividem em 90 distritos. 

A independência do país deu-se em 1956, mas nos 17 anos seguintes travou-se guerra civil entre o norte e o sul, conflito que acabou separando o Sudão do Sul, em 2011. No Sudão, existem em torno de 500 grupos étnicos. Até 1989, o Sudão era um república autoritária; atualmente, é governado por uma junta militar, desde a queda do ditador Omar al-Bashir, em 2019.

São cidades importantes: Cartun, Ombdurmam e Jartun. A religião predominante no país é o islamismo, 70%, existindo apenas 5% de católicos. O idioma oficial é o árabe e o inglês. 

O país continua dependendo bastante da agricultura; produz algodão, goma arábica, maior exportador do mundo; na pecuária, criação de bovinos; o solo do país é bastante rico: petróleo, gás natural, ouro prata, urânio e outros.

O Sudão lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário