Pesquisar este blog

sábado, 10 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: SÍRIA (LXVIII)

A Síria, denominada República Árabe da Síria, cuja capital é Damasco, situa-se no Oriente Médio, na Ásia. Tem população de 17.951.639 e extensão territorial de 185.180 quilômetros quadrados. Limita-se ao norte com a Turquia, ao sul com Jordânia e Iraque, a leste com Iraque e a oeste com Líbano e Mar Mediterrâneo. A Síria atravessou várias guerras e, ultimamente, trava uma guerra civil, havendo temor de possível divisão do país.  

É uma república unitária semipresidencial que conquistou sua independência da França em 1946; em 1958, juntou-se com o Egito para formar a República Árabe Unida, RAU, mas separou-se logo depois, em 1961. A divisão administrativa do país comporta 14 distritos. O presidente é o chefe de Estado e o primeiro ministro, chefe de governo. O legislativo é representado pelo Conselho dos Povos.  

São cidades principais: Damasco, Alepo e Homs. O idioma oficial é o árabe, mas fala-se o curdo. Há uma mistura muito grande de religiões, na Síria: árabes sunitas, em torno de 60%, curdos, 9%, xiitas, cristãos e drusos.  

Na economia, o país exporta petróleo, 40% da receita, apesar de ultimamente ter diminuído a produção do ouro negro; produtos agrícolas, 20% e turismo.

A Síria lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário