Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: SÉRVIA (LXVII)

A Sérvia, cuja capital é Belgrado, antiga capital da ex-Iugoslávia, situa-se na Europa Oriental. Tem população de 10.100.000 e extensão territorial de 88.361 quilômetros quadrados. Entre os anos de 1918 até 2006, a Sérvia fazia parte da antiga Iugoslávia. A divisão administrativa comporta 29 distritos, a capital, uma província autônoma, Voivodina, e a província de Kosovo, sob administração da ONU; possui um total de 192 municípios, dentre os quais 27 cidades, que exige para esta classificação um mínimo de 100 mil habitantes.  A Sérvia limita-se ao norte com a Hungria, ao sul com a Macedônia do Norte e Albânia, a leste com a Romênia e Bulgaria, a oeste com a Bósnia e Herzegovina, a sudoeste com Montenegro, a noroeste com a Croácia; o país não tem saída para o mar. 

Sérvia e Montenegro compunham um estado federal, que durou três anos; a separação e independência para formação de dois países aconteceu em 2006. Atualmente, o país tem o presidente que escolhe o primeiro-ministro. O legislativo é unicameral, representado pela Assembleia Nacional, com 250 membros eleitos para mandatos de 4 anos; o judiciário tem o tribunal mais importante, que é a Corte de Cassação. 

A Sérvia conquistou sua independência, separando da Iugoslávia, em junho/2006. É uma república parlamentarista.

São cidades principais: Belgrado, Novi Sad e Nis. O idioma é o sérvio e a religião predominante é o cristianismo, 65%, seguido do islamismo, 17.8%.

A Sérvia exporta produtos manufaturados, alimentos, animais vivos, máquinas e equipamentos de transporte. 

A Sérvia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário