Pesquisar este blog

domingo, 4 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: REPÚBLICA TCHECA (LXII)

A República Tcheca, cuja capital é Praga, está localizada no leste europeu. É limitada ao norte  com a Alemanha e Polônia, ao sul com Áustria e Eslováquia, ao leste com Polônia e ao oeste com a Alemanha. Possui 10.584.879 habitantes e 78.866 quilômetros quadrados. A República Tcheca originou-se da divisão da Tchecoslováquia, em 1993, surgindo duas nações: Eslováquia e República Tcheca. 

O Parlamento é bicameral com a Câmara dos Deputados, com eleição a cada quatro anos, e o Senado, com mandatos de seis anos. O Judiciário tem a instância superior através da Suprema Corte e o Tribunal Constitucional soluciona questões de ordem constitucional; seus 15 membros são nomeados pelo presidente com mandatos de 10 anos.  

Trata-se de governo parlamentarista e o país é dividido em 14 regiões. O primeiro-ministro é o chefe do governo e o presidente é chefe de Estado.

São cidades principais: Praga, Brno e Ostrava. A religião predominante é o cristianismo, 64% e sem religião, 31%. Em todo o mundo, a Chéquia possui o menor número de pessoas religiosas e é o terceiro país com a população mais ateia, perdendo apenas para a China e Japão. 

A economia do país é beneficiada pelo turismo e Praga é a quinta cidade mais visitada da Europa. Produz para exportação o trigo e cultiva beterraba, batata; na pecuária desenvolve rebanhos de bovinos, suínos e caprinos. Na indústria: siderurgia, metalurgia, automóveis, alimentícios.

A República Tcheca lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário