Pesquisar este blog

sábado, 17 de outubro de 2020

COLUNA DA SEMANA

A FLORESTA!

O meio ambiente nunca foi assunto prioritário de nossos governantes, mas nos últimos tempos o descaso é total. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as florestas naturais do país representam 61% de todo o território; na Amazônia está a mais importante de todas, ocupando mais de 350 milhões de hectares. As florestas são queimadas, os recursos direcionados para a proteção do meio ambiente diminuem e o pretexto encontrado pelo governo é no sentido de comparar com outros países, nos quais há também destruição das florestas, por queimadas. Mas o que acostumamos a ouvir é a alegação de que tal ou qual país destruiu suas florestas e, portanto, não pode nem deve intrometer-se na destruição criminosa que ocorre no Brasil. Acontece que os países que acabaram com suas florestas, assim procederam em época na qual não havia consciência ecológica e séculos passados; todavia, os governantes desses países buscam remediaR os erros cometidos pelos seus predecessores, através do replantio em massa de árvores. 

Depois do desastre, na colonização, com a derrubada de árvores para usar na construção, na produção de energia, no aquecimento e outras destinações, nos últimos 200 anos, a Europa empenhou-se em recompor o que perdeu séculos atrás. Na França, por exemplo, no século XIX, houve grande movimento para plantação de árvores para produzir madeira e resina. Landes tornou-se a maior floresta, criada pelo homem. Entre os anos de 1750 e 1850, calcula-se que a Europa perdeu em torno de 190 mil quilômetros quadrados de suas florestas, mas daí em diante recuperou e plantou em quase 400 mil quilômetros quadrados. Portanto, conclui-se que, depois da consciência ecológica o europeu procurou todos os meios para recuperar os danos causados por seus antepassados. 

Todos lembram das agressões do presidente brasileiro aos governantes da Alemanha, da França e de outros países europeus; Bolsonaro ainda respondeu à chanceler alemã sobre o melhor uso de eventual financiamento para a Amazônia; ao invés disso, orientou à dirigente alemã, deveria reflorestar seu país, assegurou Bolsonaro: "sobrevoei a Europa por duas vezes e não encontrei 1 km2 de floresta." A afirmação não é verdadeira, apesar da destruição da floresta original, mas as florestas, atualmente, na Europa, ocupam em torno de 1,8 milhão de quilômetros quadrados o que representa 43% de todo o continente europeu, demonstrando a riqueza e o cuidado que os novos tempos indicam para esses países, diferentemente do que acontece no Brasil.   

Camaçari/Guarajuba, 15 de outubro de 2020.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário