Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: MALÁSIA (XXXV)

Malásia, cuja capital é Kuala Lampur, mas a sede do governo federal está em Putrajaia. Localiza-se no Sudeste da Ásia. O país é compreendido de dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes e outra parte do norte da ilha de Bornéu. Tornou-se independente do Reino Unido em 1957. A península limita ao norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, ao sul e a oeste com o estreito de Malaca; a Malasia insular limita a oeste e norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste o mar de Sulu e a sul com a Indonésia.

É uma monarquia parlamentarista e democracia parlamentarista; tem a divisão administrativa de 13 estados e 3 territórios federais. O chefe de Estado é o rei, eleito entre os governantes hereditários dos nove estados malaios a cada cinco anos. O chefe de governo é o primeiro-ministro. O sistema legal é baseado na common law. O legislativo é dividido em federal, e estadual; o federal tem a Câmara dos Representantes com 222 assentos para mandato de cinco anos e o Senado com 70 representantes, com mandatos de três anos, eleitos pelas assembleias estaduais e nomeados pelo rei.

Tem população de 32.815.409 habitantes em área de 329.749 quilômetros quadrados. O idioma oficial é o malaio, mas fala-se o chinês, tâmil e ibã. A religião predominante é o islamismo, 45,8%, seguido de crenças populares chinesas, 24,5% e o cristianismo, 9,4%. São cidades principais Kuala Lumpur, a capital, Johor Bahru e Ipoh.

Na economia, a Malásia destaca-se pelos recursos naturais, mas foi considerada um dos tigres asiáticos, dado seu impulso nos últimos anos; o país é o maior produtor mundial de borracha e de estanho, além de petróleo, gás e látex.

A Malásia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário