Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: LETÔNIA (XLIII)

Letônia, cuja capital é Riga, situa-se no norte da Europa e faz fronteira com a Estônia, ao norte, com a Rússia, a leste, com a Bielorrússia, a sudeste, com a Lituânia, ao sul e com o mar Báltico, a oeste. É uma ex-república da União Soviética que conquistou sua independência em 1990. É uma república parlamentarista. O parlamento é unicameral, denominado de Saeima; é a maior autoridade do estado, pois aí discutem-se e aprovam-se leis, propostas pelo primeiro-ministro, que tem responsabilidade e controle sobre seu gabinete, é o chefe de governo; o presidente da República tem função cerimonial, na condição de chefe de Estado e é eleito pela Saeima para mandato de quatro anos. 

A Letônia tem população de 1.925.800 habitantes e extensão territorial de 64.589 quilômetros quadrados. O país está dividido em 26 distritos e 7 cidades independentes. O idioma oficial é o letão; em plebiscito, realizado em 2012, três quartos dos votantes rejeitaram a adoção da língua russa e permaneceu o letão. O percentual de 78,95 do povo é cristão, prevalecendo os luteranos com 34,2% e católico com 24,1%. O papa Francisco esteve no país em 2018. São cidades importantes: Riga, Daugavpils e Liepãja.

Na economia, a Letônia possui grandes indústrias, incluindo a manufatura de equipamentos de transporte e eletrônicos, produtos químicos e papel. Na pecuária, destaca-se pela criação de gado leiteiro e produção de carne. Economicamente, o país depende muito da Rússia. Houve muitas empresas, bancos e imóveis privatizados, apesar de o governo ainda deter participações em grandes empresas, incluindo a companhia aérea nacional, com 99,8%. 

A Letônia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário