Pesquisar este blog

sábado, 12 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: JAMAICA (XL)

Jamaica, cuja capital é Kingston, é a terceira maior ilha do Caribe, e está localizada na América Central, próxima de Cuba. A Jamaica não possui fronteira terrestre com nenhum país. A ilha é ex-colônia britânica e tornou-se independente em 1962, quando foi editada a Constituição do país. É uma monarquia parlamentarista e o chefe de estado á a Rainha Elizabeth; o representante da Coroa é o governador-geral, que se torna uma figura cerimonial. O parlamento é dividido em duas câmaras: dos representantes, eleitos pelo povo, 60 assentos, e o senado, com 21 membros, nomeados pelo primeiro-ministro e pelo líder da oposição parlamentar. O líder do partido majoritário é primeiro-ministro, que é o chefe de governo. 

Administrativamente, o país está dividido em 14 paróquias, estas agrupadas em três condados históricos, sem importância administrativa. A população é de 3.300.000 de habitantes e extensão territorial de 10.991 quilômetros quadrados. O país é atingido, com alguma frequência, pelos furacões do Oceano Atlântico.

É intensa a cultura, cinema e literatura, mas o maior destaque situa-se na música, através de seu maior ídolo Bob Marley. O idioma oficial é o inglês. A religião predominante é o cristianismo, 52,1%, rastas 4%. São cidades principais: Kingston, Spanish e Town.

A economia não tem destaque, mas produz cana-de-açúcar, banana, tabaco; na pecuária, bovinos, suíno, caprinos e aves; mineração: bauxita. Indústria de cimento, máquinas agrícolas e têxteis. 

A Jamaica lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário