Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ISRAEL (XXXVIII)

Israel, cuja capital é Tel-Aviv, está situada na Ásia e faz fronteira com o Líbano, a Síria, a Jordânia, o Egito e o Mar Mediterrâneo. O país foi criado em 1948 com o propósito de ser a pátria dos judeus. A população é de 9.152.100 milhões de habitantes. A cidade de Jerusalém é lugar sagrado para judeus, muçulmanos e cristãos.

Israel é uma democracia parlamentar e o Presidente é o chefe de estado, com funções simbólicas. O primeiro-ministro, chefe de governo e do gabinete, normalmente presidente do maior partido, é buscado no Parlamento, apoiado pela maioria dos parlamentares; o Parlamento é formado por 120 membros, Knesset, e obedece à representação proporcional dos partidos, eleitos pelo povo a cada quatro anos. O país está dividido em seis principais distritos administrativos e estes em quinze subdistritos, estes em cinquenta regiões naturais. 

As Leis Básicas de Israel é como se fosse a Constituição, não escrita; combina os sistemas jurídicos de commom law com o romano-germânico e as leis judaicas. O judiciário é formado pelos magistrados judiciais, que ocupam a maioria das cidades; acima estão os tribunais de comarca, funcionando como tribunais de apelação e tribunais de primeira instância, situados em cinco dos seis distritos de Israel. Acima de todos está a Suprema Corte de Israel, em Jerusalém. 

O país tem duas línguas reconhecidas: hebraico e árabe, mas o hebraico é o idioma oficial. São cidades principais: Tel-Aviv, Jerusalém e Nazareth. A maioria da população é composto por judeus, 77%, muçulmanos, 16% e cristãos, 4%.

Israel, apesar dos parcos recursos naturais, tornou-se um dos mais avançados em desenvolvimento econômico e industrial. Conseguiu sua autossuficiência na produção de alimentos, principalmente grãos e carne. Israel importa combustíveis fósseis, matérias-primas e equipamentos militares; exporta frutas, produtos farmacêuticos, softwares, produtos químicos e diamantes. A água consumida pelo povo, em percentual de 80%, é dessalinizada, portanto, vem do mar. 

Israel lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário